Alimentação Saúde do Corpo

Vitamina D como Aliada na Prevenção do COVID-19!

Diante da crescente crise de saúde pela qual o mundo passa nesse momento, devido a pandemia do COVID-19 (Coronavírus) é importante ressaltarmos o quanto é relevante se atentar para o fortalecimento do sistema imune.

Vitamina D

Antes de falarmos sobre a Vitamina D, que vem sendo apontada por estudos como aliada na prevenção do Coronavírus, ressaltamos que o fortalecimento do sistema imune estar relacionando aos nossos hábitos diários, ou seja, para manter nosso sistema imunológico sempre ativo, nos defendendo dos patógenos que podem afetar nossa saúde, devemos ter uma alimentação rica de nutrientes, nos manter ativos, hidratados e dormir de 6 a 8 horas por dia.

Vitaminas consumidas isoladamente não irá fazer milagres, nesse caso, não irá adiantar nada suplementar vitamina D e esquecer dos outros nutrientes que são essenciais para a saúde.

Vitamina D Como Aliada na Prevenção do COVID-19

A universidade de Turim, localizada na Itália, publicou na última semana do mês de março de 2020 um estudo realizado pelos pesquisadores e professores Giancarlo Isaia e Enzo Medico, especialistas em geriatria e histologia (disciplina biomédica que realiza estudos da composição e função dos tecidos vivos) respectivamente. Segundo os professores a Vitamina D pode ser uma importante aliada preventiva no combate do Coronavírus.

Os pesquisadores chegaram a essa evidência depois de observarem a deficiência da vitamina em pacientes italianos diagnosticados com o COVID-19. O estudo defende que há muitas evidências que apontam a vitamina D como um agente preventivo dessa pandemia, isso se deve ao fato da vitamina D ter efeitos positivos contra quadros infecciosos e demais doenças que podem afetar negativamente a expectativa de vida de indivíduos idosos.

Nesse contexto os professores apontam que através dessa vitamina provavelmente irá ocorrer uma maior resistência a infecção causada pelo novo Coronavírus. Além disso, ressaltamos que a vitamina D tem um papel de grande importância no fortalecimento do sistema imune, embora relacionamos o seu uso com mais frequência ao metabolismo ósseo.

A vitamina D aumenta a imunidade por ser um nutriente que atua no aumento de células de defesa (T CD8) que tem a função de atacar células infectadas por vírus.

Benefícios da Vitamina D:

Como citado anteriormente para manter a saúde em dia é necessário uma série de fatores, principalmente uma alimentação saudável. Através de uma boa alimentação nosso corpo recebe os nutrientes vitais para a manutenção da vida, nesse sentido veja os principais benefícios da vitamina D para nossa saúde.

Vitamina D

Vitamina D

  • Fortalece a imunidade;
  • Atua no metabolismo ósseo;
  • Ajuda a controlar a pressão sanguínea e consequentemente ajuda as funções cardiovasculares;
  • Auxilia na regulação dos minerais cálcio e ferro no sangue;
  • Contribui para o aumento da força muscular;
  • Favorece a saúde mental, etc.

Sintomas de deficiência de Vitamina D:

A partir do momento que ocorre a carência na obtenção de algum nutriente necessário para desempenhar as funções do nosso organismo, nosso corpo começa a mandar sinais. A carência de vitamina D pode trazer consequências severas para nosso organismo, sendo uma das principais o enfraquecimento do sistema imune. Então confira os principais sintomas de carência de vitamina D.

  • Baixa imunidade;
  • Problemas emocionais (Depressão, oscilações de humor, ansiedade, entre outros problemas emocionais também podem indicar sua deficiência);
  • Problemas hormonais (Deficiência de testosterona, desregulações hormonais, dificuldade de produzir hormônios anabólicos e ganhar massa muscular, devido esse fato a vitamina D não é mais tida como uma vitamina e sim como um pró-hormônio);
  • Doenças e problemas dentários;
  • Câncer;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Diabetes, etc.

Onde Obter Vitamina D?

Cerca de 90% da vitamina que obtemos para nosso organismo provém do sol ( não é por menos que ela também é conhecida como a vitamina do sol), os outros 10% obtemos através da alimentação.

Se você deseja manter seus níveis de vitamina D tenha o hábito de tomar sol diariamente, é necessária uma exposição de 15 a 30 minutos. Ressaltando que após a exposição ao sol é necessário que evite usar sabonete na pele por pelo menos 4 horas, pois o corpo ainda se encontra realizando o processo de absorção da vitamina D.

A ingestão de alimentos ricos nesse nutriente também é uma ótima prevenção, sendo assim, passe a incluir em seu cardápio diário alimentos como: salmão, ovos, cogumelos, ovos, peixes, etc.

Fonte de Vitamina D

Outro meio de obter vitamina D é através da suplementação isolada desse nutriente, contudo é relevante ressaltar que a ingestão de suplementação farmacêutica à base de vitamina D deve ser restrita, e prescrita por um profissional da saúde como médico ou nutricionista.

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