Alimentação Grãos e Sementes

Os Benefícios da Quinoa Para Emagrecer

A Quinoa é rica em ômega 3 e o ômega 6 excelente para os problemas cardiovasculares, já que a mesma ajuda na circulação sanguínea e é perfeito para perder peso.

Origem da Quinoa

A Quinoa é uma planta nativa originária do Altiplano Boliviano, Colômbia, Chile e Peru, cultivada aproximadamente há 5.000 mil anos. Conhecida pelo seu valor nutricional e medicinal seu nome cientifico é (Chenopodium quinoa), tem semelhança com a chia, chega atingir uma altura de 3 a 6 metros aproximadamente, possuem sementes com variedades de tons podendo ser branca, dourada, vermelha ou preta, contém sabor um pouco amargo mais é removido facilmente após a lavagem dos grãos. Seu florescimento geralmente acontece em julho, suas sementes só ficam prontas para serem colhidas a partir de agosto se estendendo até o mês de setembro, adapta-se facilmente em ambiente com condições escassas.

quinoa

Valor Nutricional da Quinoa

A Quinoa é rica em ômega 3 e o ômega 6 excelente para os problemas cardiovasculares, já que a mesma ajuda na circulação sanguínea, fonte de minerais como: fósforo, ferro, cálcio, zinco, contém ácido ascórbico. Apesar de ser calórica é um complemento perfeito para quem quer perder peso, pois suas gorduras são benéficas para saúde humana, a cada 100g de Quinoa é que vale a 335 de calorias, contém 68,5g de carboidratos, 6,3g de lipídios, 12g de proteína. Possue uma grande quantidade de aminoácidos ideias para funcionamento do nosso organismo, rica em fibras alimentares e vitaminas do complexo B.

quinoa - 1

Como a Quinoa Auxilia na Perda de Peso

A Quinoa é rica em nutrientes e minerais essências para uma dieta saudável e balanceada, suas fibras e proteínas contêm propriedades benéficas para o funcionamento do intestino, sua ingestão diária em quantidade moderada promove uma sensação de saciedade, reduzindo consumo de mais alimento, auxiliando na perda de peso. Por ser um alimento completo pode substituir o arroz ou até mesmo farinha de trigo.

Os 8 Benefícios da Quinoa Para Saúde

1- Beneficio da Quinoa Para o Coração: A Quinoa é rica em fósforo e ômega 3 e ômega 6 que são relevantes na prevenção de doenças cardiovasculares, auxiliando no funcionamento do organismo protegendo o coração de futuros ataque cárdicos.

2- Beneficio da Quinoa Para Colesterol Alto: Suas fibras controlam os níveis de gorduras e triglicerídeos no sangue, pois a mesma ajuda na produção de ácidos biliares melhorando a digestão, reduzindo o LDL, mau colesterol.

3- Beneficio da Quinoa Para Digestão: A Quinoa possui fibras dietéticas solúveis e insolúveis que são benéficas para o funcionamento do intestino auxiliando no processo de digestão, evitando o efeito de constipação.

4- Beneficio da Quinoa Para Emagrecer: A Quinoa é fonte de fibras alimentares que auxiliam no controle do apetite dando uma sensação de saciedade por muito mais tempo, reduzindo a ingestão de mais alimento a cada refeição.

5- Beneficio da Quinoa Para Ossos: A Quinoa contém uma elevada quantidade de cálcio importante para o fortalecimento dos ossos, prevenindo a osteoporose.

6- Beneficio da Quinoa Para Musculatura: A Quinoa por ser rica em proteína ajuda fortalecer a musculatura do corpo durante os treinos de atividade física, recuperando os tecidos e revitalizando as energias perdidas.

7- Beneficio da Quinoa Para Câncer de Mama: A Quinoa contém fitos estrogênios, substância natural importante na prevenção do câncer de mama.

8- Beneficio da Quinoa Para Sistema Imunológico: A Quinoa é fonte antioxidante e mineral como: zinco eficiente no fortalecimento do sistema imunológico e das cicatrizações.

Como Ingerir a Quinoa no seu Dia-a-Dia

O consumo da Quinoa pode ser feito em diversas maneiras podendo ser em forma de grãos ou em pó, sendo posta em saladas, leite. Iogurte, frutas, sucos, vitaminas, bolos, risotos, cremes, sopas ou até mesmo substituir a farinha de trigo. Não há contra indicação em relação à quantidade de Quinoa para consumo diário, mas alguns nutricionista aconselham apenas 2 colheres de sopa ao dia devido sua grande quantidade de carboidratos e seu teor calórico.

quinoa - 2

2 Receitas com Quinoa e Outros Aditivos

Quinoa com Legumes

quinoa - 3
I- Ingredientes:

  • 1 xícara de Quinoa
  • 1L de água
  • 1 cenoura picada em cubos
  • 1/2 abobrinha picada em cubos
  • 2 tomate picados
  • Folhas de coentro e cebolinha a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • 1 cebola pequena
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem
  • 1 caldo de legumes

Modo de preparo: Em uma panela dissolva o caldo de legumes em 1 litro de água, jogue os legumes picados, deixe cozinhar ao dente, retire os legumes já cozidos da panela e serve o caldo, em outra panela adicione o azeite extra virgem, o alho picado a cebola e pimenta, leve ao fogo deixe dourar. Lave bem a Quinoa espere secar um pouco, jogue na panela, mexa por 1 minuto, depois adicione duas xícaras de caldo de legumes, deixe cozinhar por 20 minutos, o cozimento da Quinoa é semelhante o do arroz. Em seguida misture os legumes, os tomates picados, coentro e cebolinha.

Vitamina com Quinoa e Outros Aditivos

quinoa - 4
II- Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de Quinoa em flocos
  • Metade de um mamão
  • 2 colheres de sopa de aveia
  • 1 maçã com casca
  • 300 ml de leite desnatado
  • Mel para adoçar

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador por aproximadamente 1 minuto, em seguida adicione o mel, bata novamente por 30 segundos. Sirva logo após o preparo evitando assim a perda dos nutrientes.

Efeitos Colaterais da Quinoa

Não existem contra indicação em relação quantidade de Quinoa ao dia, mas alguns profissionais da saúde aconselham que se consuma apenas duas colheres de sopa de Quinoa durante o dia, devido seu teor calórico, que em vez de perder peso pode ajudar no ganho de massa, prejudicando sua dieta. É importante ter o acompanhamento de um nutricionista para obter melhores resultados durante a dieta.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.