Alimentação Grãos e Sementes

Os 8 Benefícios da Linhaça Para Saúde

Os 8 Benefícios da Linhaça Para Saúde. A linhaça também contém vitamina E que ajuda a retardar o envelhecimento precoce da pele, é rica em nutrientes e fonte de ômega 3 e 6.

Origem

A linhaça é originaria da Ásia e do Norte da África pertencente à família das plantas lináceas seu nome cientifico é (Linum usitatissimum L.), utilizada pela humanidade há séculos na fabricação têxtil (linho), tintas e vernizes. Segundo alguns registros arqueológicos pré-históricos a semente da linhaça também era utilizada na alimentação dos animais e pelos povos da antiguidade em sua alimentação. Sua planta chega atingir 40 a 80 cm de altura, possui folhas estreitas e longas, com flores de coloração azul clara, suas sementes ficam dentro de uma cápsula até ficarem prontas para colheita, tem textura lisa e pontiaguda de sabor agradável. As tonalidades das sementes de linhaça variam, podendo ser marrom, vermelha, amarelo ou dourado. Acredita-se que a linhaça tenha chegado ao Brasil por volta de 1550 cultivada no sul do país se estendendo depois para outras regiões brasileiras.

linhaca

Os Benefícios da linhaça Para Saúde

A linhaça é rica em nutrientes que são favoráveis para saúde humana, fonte de ômega 3 e ômega 6 é excelente para circulação sanguínea e manutenção do coração. Suas fibras e proteínas são ótimas aliadas na redução de peso, pois ajuda no trânsito intestinal na liberação do bolo fecal. Além disso, contém vitaminas e minerais que auxiliam na prevenção de varias tipos de doenças como: diabete, ajuda reduzir o LDL o colesterol ruim, combate anemia, previne contra o câncer, fortalece o sistema imunológico. A linhaça também contém vitamina E que ajuda a retardar o envelhecimento precoce da pele.

Valor Nutricional

A semente de linhaça possui vitaminas: B1, B2, B6, B12, A, C e E, fonte de ácidos graxos poli-insaturados, caroteno, minerais como: zinco, ferro, manganês, magnésio, potássio, cálcio e fósforo, sódio, cobre, selênio. Contém ainda ômega 3 e ômega 6, apesar de ser calórica não é prejudicial para saúde utilizado de forma adequada, de acordo com Taco Tabela Brasileira de Composição Química dos Alimentos, a cada sem 100g de linhaça é igual a 485 kcal, Lipídeos: 32,3, Carboidratos: 43,3 Proteínas: 14,1 Fibras alimentares:33,5.

linhaca - 1

Os 8 Benefícios da Linhaça Para Saúde

1- Beneficio da Linhaça Para os Ossos: Por ser fonte de cálcio ajuda no fortalecimento dos ossos prevenindo contra osteoporose.

2- Beneficio da Linhaça Contra o Câncer de Mama: A linhaça contém substâncias que age na prevenção do câncer, principalmente o câncer de mama. As lignanas presentes na linhaça são similares ao estrógeno, que mesmo não tendo sido comprovado cientificamente auxilia na prevenção do câncer de mama.

3- Beneficio da Linhaça Para o Intestino: O consumo da linhaça de forma adequada se torna uma ótima aliada para o funcionamento do intestino, suas fibras alimentares, além de auxiliar no processo de digestivo também evita a constipação liberando o bolo fecal com mais facilidade.

4- Beneficio da Linhaça Para Diabete: A linhaça contém ácido alfalinoleico (ALA) presente no ômega 3 substância que reduz os níveis de açúcares na corrente sanguínea prevenindo a diabete.

5- Beneficio da Linhaça Para Emagrecer: Suas fibras ajudam controlar o apetite prolongando a sensação de saciedade, evitando a ingestão de mais alimento durante cada refeição. Suas substancias também ajudam a diminuir os inchaços do corpo.

6- Beneficio da Linhaça Para Coração: A semente da linhaça é rica em ômega 3 e ômega 6 excelentes no controle dos triglicerídeos e colesterol, auxiliando no funcionamento da circulação sanguínea prevenindo de doenças cardiovasculares. Além disso, contém potássio benéfico para coração, pois o mesmo previne a formação de placas nas artérias.

7- Beneficio da Linhaça Para os Rins: Os ácidos graxos poli-insaturados presente na linhaça – ômega 3 e ômega 6 ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo diminuindo a retenção de líquidos auxiliando na manutenção dos rins.

8- Beneficio da Linhaça Para Pele: A linhaça é rica em vitamina E e vitaminas do complexo B, que ajuda diminuir o ressecamento da pele aumentando o colágeno. Os ácidos graxos – ômega 3 também contribuem para manter hidratação da pele tornando-a mais saudável e bonita.

Como a Linhaça Auxilia no Emagrecimento

linhaca - 2

A linhaça contém fibras alimentares que absorvem os líquidos durante o processo de digestão auxiliando na redução de gorduras e toxinas do organismo, diminuindo os inchaços do corpo. Além do mais, controla o apetite dando uma sensação de saciedade por muito mais tempo, facilitando o andamento do intestino. Sua ingestão regrada a uma boa alimentação e exercícios físicos são imbatíveis na perda de peso. O ideal que se consuma uma colher de sopa de linhaça por dia, o que vale a 10g, sua ingestão de forma inadequada pode ocasionar desconforto estomacal, devido sua grande quantidade de fibras. A linhaça pode ser utilizada em saladas, sucos, vitaminas, iogurte e diversos outros tipos de receitas.

3 Receitas de Suco de Linhaça e Outros Aditivos

1- Opção de suco (linhaça, manga, maçã, abacaxi e água de coco).

linhaca - 3
Ingredientes:

  • 1 banda de manga sem casca
  • 2 colheres de sopa de linhaça em pó
  • 1 maçã com casca
  • 3 rodelas de abacaxi
  • 300 ml de água de coco

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador por aproximadamente 45 segundos, não é necessário adição de açúcar e nem coa-lo. Tome suco logo após o preparo, evitando assim a perda dos nutrientes.

2- Opção de suco ( linhaça, beterraba, cenoura, gengibre e laranja).

linhaca - 4

Ingredientes:

  • Metade de uma beterraba
  • Suco de 3 laranjas
  • 1 cenoura picada
  • 2 rodelas de gengibre sem casca
  • 100 ml de água

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador por aproximadamente 1 minuto, não é necessário adição de açúcar caso opte ponha mel. Sirva com cubos de gelo e tome logo após o preparo, evitando assim a perda dos nutrientes.

2- Opção de suco (linhaça, gengibre, cenoura, hortelã e água de coco).

linhaca - 5

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de linhaça em pó
  • 2 cenoura picadas
  • 3 rodelas de gengibre sem casca
  • Folhas de hortelã a gosto
  • 400 ml de água de coco

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador por aproximadamente 1 minuto, não é necessário a adição de açúcar, mas caso opte pelo mesmo, utilize mel para adoçar. Tome suco logo após o preparo, evitando assim a perda dos nutrientes.

Efeito Colateral da Linhaça

Mesmo a linhaça tendo uma série de benefícios para saúde, existem algumas restrições em relação ao seu consumo de forma inadequada. Devido sua grande quantidade de fibras, pode provocar desconforto estomacal ocasionando a constipação, também não é indicada para crianças menores de seis meses, pois o aparelho digestivo não está pronto suficiente para digerir as fibras da linhaça, também não é indicado para pessoas com intestino solto. É importante você procurar orientações de um profissional na área da saúde para obter melhores resultados durante sua dieta.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.