Legumes e Verduras Sem categoria

Os 8 Benefícios da Cebola Para Saúde

Os 8 Benefícios da Cebola Para Saúde: A cebola contém fibras que diminui absorção de gorduras, e o excesso de açúcar na corrente sanguínea. Seus minerais como: potássio e sódio tem função desintoxicante ajuda reduzir os inchaços abdominais e [...]

Os 8 Benefícios da Cebola Para Saúde. A cebola é originaria do continente Asiático conhecida pelo seu valor medicinal e nutricional. De nome cientifico (Allium cepa) sua planta é semelhante ao alho, possui característica de formato oval com bulbos firmes e folhas em camadas, casca de coloração alaranjada e brilhante. Trazida pelos portugueses ao Brasil na época da colonização, seu sabor marcante é bastante utilizado na culinária na preparação de carnes, saladas, creme, sopas, patês e diversos outros tipos de pratos. Além disso, a cebola contém propriedades medicinais excelentes para saúde humana. Os principais cultivadores da cebola são: China, Rússia, Japão e Índia.

cebola

Os Benefícios da Cebola Para Saúde

São diversos os benefícios da cebola para saúde, suas substancias ajudam a combater diversos tipos de doenças, como: diabete, câncer, o LDL colesterol ruim, ajuda a prevenir acidentes cardiovasculares, tem poder anti-inflamatório, combate gripe e resfriado, pois é rica em vitamina C. Os benefícios da cebola também auxiliam o funcionamento do sistema nervoso, melhorando o andamento do organismo, e melhor de tudo ajuda na redução de peso.

cebola - 1

Valor Nutricional da Cebola

A cebola além de ser ótima aliada para saúde contém baixas calorias, a cada 100 g de cebola corresponde 39,4 Kcal; 8,9 g de carboidrato, 1,7 g de proteínas; 2,2 g fibras alimentar; 0,1 g de fibras solúveis; 0,1 g de lipídios; vitamina A, C, E; vitamina do complexo B. Fonte de minerais como: cálcio; manganês; magnésio; fósforo; ferro; potássio; cobre; zinco e sódio.

cebola - 2

Os 8 Benefícios da Cebola Para Saúde

 1- O Beneficio da Cebola Para Coração: A cebola é rica em vitamina do complexo B que ajuda a manter o colesterol bom beneficiando o funcionamento do coração evitando acidente cárdico.

2- O Beneficio da Cebola Para Prisão de Ventre: A cebola contém fibras alimentares que auxiliam o funcionamento do intestino evitando a prisão de ventre e o efeito de constipação.

3- O Beneficio da Cebola Para Pele: A cebola é fonte de vitaminas A, C, e E, vitaminas importantes para hidratação da pele, pois ajuda a retardar o envelhecimento precoce evitando surgimento de rugas, auxiliando na produção de colágeno.

4- O Beneficio da Cebola Para Gripe e Resfriado: Devido seu alto teor de vitamina A e C a cebola age combatendo os sintomas da gripe e resfriado ajudando nas vias respiratórias.

5- O Beneficio da Cebola Para Diabete: A cebola contém uma substância chamada glucoquinina que funciona como uma espécie de insulina vegetal, que ajuda a diminui a vontade de comer doces, controlando as taxas de açúcares na corrente sanguínea evitando a diabete tipo 2.

6- O Beneficio da Cebola Para Emagrecer: A cebola por ser fonte de fibras e antioxidantes, ajuda melhora o trânsito intestinal eliminando as toxinas e acumulo de líquidos no organismo, seu baixo teor calórico melhora o processo metabólico facilitando no emagrecimento.

7- O Beneficio da Cebola Para Circulação Sanguínea: A quercetina presente na cebola é um importante flavonoide que auxilia na circulação sanguínea, reduzindo as placas de gordura no sangue deixando mais fluido, diminuído os ricos de trombose e entupimento das artérias.

8- O Beneficio da Cebola Para Câncer: A cebola é rica em polifenóis e alicina, substâncias que ajudam a prevenir vários tipos de câncer. Segundo alguns estudiosos as pessoas que consome cebola regulamente diminuem quase 40% as chances de desenvolverem tumores cancerígenos.

Como a Cebola Auxilia no Emagrecimento

cebola - 4

Os 8 Benefícios da Cebola Para Saúde. A cebola contém vários tipos de composto que ajuda acelerar o metabolismo auxiliando na redução de peso. O consumo diário da cebola em quantidade adequada é benéfica para o funcionamento do intestino, evitando o efeito de constipação, graças sua concentração de fibras que diminui absorção de gorduras, e o excesso de açúcar na corrente sanguínea. Seus minerais como: potássio e sódio tem função desintoxicante ajuda reduzir os inchaços abdominais e a retenção de líquidos no corpo, contribuindo para emagrecimento.

2 Receitas de Cebola e Outros Aditivos

1- Receita: Sopa de Cebola

cebola - 5

Ingredientes:

1 tablete de caldo de carne
1 lata de creme de leite light sem soro
2 dentes de alho amassado
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de margarina light
3 colheres de sopa de azeite de oliva
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
1 colher de sopa de orégano
400 g de cebola descascada e fatiada
2 batatas grandes pré-cozidas
200 g de queijo parmesão ralado
4 xícaras de água quente
Cebolinha a gosto

Modo de preparo: Em uma panela grande adicione a margarina, o azeite, a cebola e o alho. Deixe fritar por alguns segundos, em seguida ponha as batatas e frite novamente por mais dois minutos. Em outro recipiente dissolva a pimenta do reino, a farinha de trigo, sal e o orégano em um pouco de água fria, com fogo desligado misture. Dissolva o caldo de carne em ½ litro de água quente, em seguida vai acrescentando aos poucos na panela deixe cozinhar por 20 minutos em fogo médio. Espere esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador, ponha na panela novamente acrescente o creme de leite e o queijo ralado deixe levantar fervura. Sirva com cebolinha e queijo ralado.

2- Receita: Patê de Cebola

cebola - 6

Ingredientes:

1 caixa de creme de leite sem soro light
100 g de queijo parmesão ralado
1 pacote de creme de cebola
3 colheres de maionese light
3 colheres de salsinha picada
1 pitada de sal a gosto
½ de requeijão light

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e leve para gelar por 30 minutos. Sirva com torradas ou biscoito água e sal.

Efeito Colateral da Cebola

cebola - 10

Os 8 Benefícios da Cebola Para Saúde. Mesmo tendo diversos benefícios para saúde a cebola pode ter efeito colateral como: irritação gástrica, vômitos, náuseas, ardor, irritação na pele, azia, mau hálito. Esses são alguns sintomas provados pelo efeito da cebola. Por isso é importante buscar orientações de profissional da área da saúde, evitando assim maiores problemas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.