Alimentação Frutas

Os 8 Benefícios da Ameixa Para Saúde

Os Benefícios da Ameixa Para Saúde. Por ser rica em fibras insolúveis e solúveis a ameixa auxilia na absorção do colesterol ruim.

Origem da Ameixa

Os 8 Benefícios da Ameixa Para Saúde. A ameixa é originaria de vários países como China e Japão, seu cultivo teve inicio por volta de 1864 existindo uma variedade de espécies no mundo todo, sua produção ganhou espaço em grande parte dos países. A árvore da ameixeira possui flores de coloração claras, com flores exuberantes principalmente no período da primavera. Seu fruto tem tons variados dependo de cada espécie podendo ter coloração roxa, avermelhada, preta ou amarelada, sua polpa é aquosa e bastante adocicada ou levemente a ácida, contém uma unica semente pontiaguda e grossa, sua casca é bem fina e comestível rica em nutrientes para saúde, possui formato arredondado. Sua frutificação acontece entre os períodos de Fevereiro, Março a Dezembro dependo dos fatores climáticos no qual se encontra. No Brasil sua produção em grande escala acontece nos estados de Mina Gerais, Bahia e Distrito Federal, dentre a mais cultivada esta à ameixa preta.  ameixa-4A ameixa pode ser consumida ao modo in natura, seca ou em forma de geleia, bolo, sorvete, torta mouse, também é bastante utilizada na culinária em pratos salgados.

Os Benefícios da Ameixa

As propriedades da ameixa são diversas para saúde, rica em vitaminas e sais minerais auxilia na prevenção de diversas doenças. Seus benefícios ajudam na prevenção de infecções e inflamações, possui efeito laxativo trabalhando o trânsito intestinal, fonte antioxidante combate os radicais livres protegendo contra o câncer e formação de cálculos renais. Além disso, é uma excelente combatente dos efeitos nocivos da pele, rica em vitamina C e antioxidante ajuda retardar o processo de envelhecimento precoce, dando vitalidade para pele. A ameixa também previne contra osteoporose, graças aos flavonoides compostos químicos presentes nas frutas que são ideais para o fortalecimento dos ossos.

Valor Nutricional da Ameixa

ameixa

Os 8 Benefícios da Ameixa Para Saúde. A ameixa possui uma quantidade generosa de fibras e antioxidantes, rica em vitaminas e sais minerais como: ferro, potássio, zinco, cálcio, fósforo e magnésio, contêm vitaminas C, vitamina A (betacaroteno), vitaminas do complexo B, vitamina K. Além disso, a ameixa apresenta baixas calorias que são benéficas para saúde, a cada 100 g de ameixa corresponde a 53 Kcal, possui 2,4 de fibras alimentares e 13,9 de carboidrato.

Os 8 Benefícios da Ameixa Para Saúde

1- Beneficio da Ameixa Para Emagrecer: Sua grande quantidade de fibras auxilia na flora intestinal dando uma sensação de saciedade evitando a ingestão de mais alimentos durante as refeições.

2- Beneficio da Ameixa Para Pressão Arterial: A ameixa por ser rica em nutrientes e minerais como: ferro; potássio e zinco ajudam regular a pressão sanguínea evitando que ela se eleve.

3- Beneficio da ameixa para intestino: A ameixa possui ação laxativa, sorbitol um tipo de açúcar presente na ameixa, auxilia no regulamento do intestino prevenindo contra a constipação evitando a prisão de vente, suas fibras dietéticas que ajudam na composição do bolo fecal melhorando o trânsito intestinal.

4- Beneficio da Ameixa Para Colesterol: Por ser rica em fibras insolúveis e solúveis a ameixa auxilia na absorção do colesterol ruim, os ácidos graxos e ácidos propiônicos controlam a produção de enzimas de endógena diminuindo os níveis de gorduras no sangue.

5- Beneficio da Ameixa Para Diabete: A ameixa contém baixo índice glicêmico, seus carboidratos não são absorvidos facilmente pela corrente sanguínea evitando que os níveis de glicose e triglicerídeos no sangue se elevem a ameixa também é rica em flavonoides um tipo antioxidante que ajuda na prevenção do diabete.

ameixa-1

6- Beneficio da Ameixa Para Câncer: A ameixa é uma fonte de antioxidantes e vitaminas que funcionam como combatente dos radicais livres, evitando o aparecimento das células cancerosas.

7- Beneficio da ameixa para sistema imunológico: A ameixa é rica em vitamina C que auxilia na prevenção de inflamações e infecções virais protegendo o sistema imunológico.

8- Beneficio da ameixa para envelhecimento precoce: A ameixa possui flavonoides, polifenólicos, rica em vitamina C, esses tipos de antioxidantes ajudam a proteger o organismo dos radicais livres dando vitalidade e firmeza para pele, retardando o processo de envelhecimento.

Como Ameixa Auxilia na Perda de Peso

ameixa-2

Além de ser saborosa a ameixa contém uma grande quantidade de fibras, solúveis e insolúveis, rica em antioxidante possui propriedades que auxiliam no funcionamento do organismo dando uma sensação de saciedade para estomago. Seu baixo teor calórico é excelente para fazer parte de sua dieta.

Como Incluir a Ameixa na Sua Dieta

Por recomendações de alguns nutricionistas a ameixa deve ser ingerida de preferencia fresca com casca, preservando seus principais nutrientes podendo ser consumida durante o lanche ou entre as principais refeições, causo opte pelas ameixas secas, não ultrapasse as cinco unidades por dia devido seu teor calórico. Seu consumo de forma adequado se torna um ótimo aliado no controle da fome ajudando você a perder peso.

3 Dicas de Suco de Ameixa e Outros Aditivos

ameixa-5

1- Opção de suco de ameixa

  • 3 ameixa sem sementes
  • 1 maçã com casca cotada em pedaços
  • 2 folhas de couve com talo
  • 1 fatia pequena de melancia sem sementes
  • 200 ml de água
  • 1 colher de (sopa) de açúcar mascavo

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificar por 1 minuto em seguida coe em uma peneira de furos largos deixando passar alguns farelos, sirva com cubos de gelo ou ao modo natural, o ideal é que você tome logo que preparar para evitar a perda dos nutrientes.

2- Opção de suco de ameixa

  • 4 ameixa sem sementes
  • Folhas de hortelã
  • 300 ml de água de coco
  • 3 rodelas de abacaxi
  • 2 colheres de (sopa) de açúcar mascavo

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 1 minuto não há necessidade de coa-lo, sirva logo após o preparo.

3- Opção de suco de ameixa

  • 5 ameixas sem sementes
  • Suco de um limão
  • Suco de duas laranjas
  • 2 rodelas de gengibre sem casca
  • 300 ml de água
  • 2 colheres de (sopa) de açúcar mascavo

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 45 segundos adicione o açúcar e bata novamente por 30 segundos, sirva com cubos de gelo.

Efeitos Colaterais da Ameixa Para Saúde

Os 8 Benefícios da Ameixa Para Saúde. O consumo de ameixa em grandes proporções pode ocasionar doenças como colite ulcerativa devido à quantidade de fibras em sua composição, por isso é recomendado uso de forma moderada. Além disso, a ameixa possui oxalato um tipo de substância que em excesso pode formar cristais na urina, criando cálculos renais. Sua ingestão deve seguir um cardápio elaborado pelo nutricionista no qual vai lhe recomendar uma quantidade adequada de acordo com sua dieta, para seus benefícios não terem efeitos contrários para sua saúde.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.