Saúde do Corpo

Os 7 Alimentos que te Ajuda Acabar com Estresse

Os 7 Alimentos que te Ajuda Acabar com Estresse. O estresse é um problema mundial, atingindo quase 90% da população do mundo inteiro. Dentre as muitas consequências desse mal do século XXI, destacamos fadiga contínua devido à correria do dia [...]

Os 7 Alimentos que te Ajuda Acabar com Estresse. Atualmente com a intensa rotina do dia-a-dia acaba levando as pessoas ao estresse um dos problemas que tem afetado mais de 70% da população brasileira.

estresse

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse é um problema mundial, atingindo quase 90% da população do mundo inteiro. Dentre as muitas consequências desse mal do século XXI, destacamos fadiga contínua devido à correria do dia a dia, perda de memória, ganho de peso, insônia, dores nas costas, dor de cabeça e problema digestivo ligado a má alimentação, fator responsável por grande parte dos sintomas do estresse. Pensando nisso listamos alguns alimentos que auxiliam no controle dessa doença.

estresse - 1
Maracujá: rico em vitamina A e C, vitaminas do complexo B e em minerais como ferro, fósforo e cálcio, contém alcaloides medicinais e fitonutrientes conhecidos por terem propriedades sedativas leves, razão pela qual o fruto é conhecido como sedativo natural, é um excelente calmante natural, melhora o sono e consequentemente auxilia no combate ao estresse.

estresse - 2

Peixes: A vitamina B12 presente em muitos peixes, tais como as sardinhas, atum, salmão e truta, é responsável pela síntese de uma substância denominada serotonina, um neurotransmissor que está intimamente ligado ao nosso estado de felicidade, fator essencial para o controle do estresse.

estresse - 3

Abacate: O fruto é rico em vitaminas do complexo B, que auxiliam na síntese da serotonina, além disso, o abacate é detentor de uma substância chamada glutationa, que atual reduzindo os efeitos do cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Somado a isto, pode-se enfatizar ainda que o abacate é rico em gorduras monoinsaturadas e potássio excelente para a prevenção de doenças cardiovasculares.

estresse - 4
Banana: rica em potássio e vitamina do complexo B, fatores que já contribuem para o controle do estresse e prevenção de doenças cárdicas, essa fruta contém ainda um aminoácido essencial, o triptofano, que ao ser ingerido é convertido em serotonina no sistema nervoso central (SNC), a serotonina como já relatado consiste em um neurotransmissor que atual no controle da ansiedade e do estresse.

estresse - 5

Amêndoas: As amêndoas são fontes de vitaminas do complexo B2 e vitamina E que agem combatendo os radicais livres causadores dos problemas cárdicos e do estresse. Além disso, as amêndoas são ricas em minerais como: zinco, magnésio excelentes no tratamento do estresse. Os ácidos graxos presentes na sua composição auxiliam os sintomas de ansiedade evitando o estresse.

estresse - 6
Batata Doce: Mesmo tendo bastante restrição a respeito do consumo dos carboidratos eles são fundamentais para saúde, a ingestão desses alimentos ajuda a elevar os níveis de insulina facilitando a absorção triptofano, aminoácido que auxiliam na produção de serotonina, responsável pelo bom humor e sensação de bem está. Os alimentos ricos em carboidratos ajudam a diminuir os sintomas do estresse, pois reduz o desejo de comer doces dando uma sensação de saciedade controlando o estresse.

estresse - 7
Chocolate: rico em flavonoides, antioxidante que auxilia na produção da serotonina. Lembre-se, consuma com moderação e prefira o chocolate amargo, pois tem mais flavonoides e é menos calórico que o doce e o meio amargo.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.