Alimentação Frutas

Os 10 Benefícios do Melão Para Saúde

Os Benefícios do Melão Para Saúde. Os benefícios do melão para saúde é relevante para pessoas que sofrem com retenção de líquidos, além disso, elimina toxinas.

Origem do Melão

Os 10 Benefícios do Melão Para Saúde. O melão é originário da África e Ásia cultivado principalmente na Europa, no Brasil o cultivo do melão se iniciou no século XVI por meio dos escravos, tendo uma grande expansão na região nordeste, no qual o clima é favorável para o cultivo do fruto, quase 90% da produção brasileira vem dessa região se tornando o principal produtor do fruto.

melao
Com relação às características físicas e sensórias do melão, o fruto possui configuração esférica ou oval, casca densa, pigmentação amarela, esta pode depender da região  de cultivo e da espécie de melão, a polpa do melão é carnosa e suculenta, dado que cerca de 90% é composta por água, apresenta uma coloração verde clara e é detentora de um sabor refrescante levemente a adocicado.

Os Benefícios do Melão Para Saúde

O melão rico em vitaminas e nutrientes, visto que maior parte de sua polpa concentra uma grande quantidade de água e fibras, contém antioxidantes ideais para melhoramento das células evitando o seu envelhecimento diminuindo os ricos de obesidade. Possuem baixas calorias, ótimo para inclui em sua dieta, absorvido facilmente pelo organismo diminuindo suas chances de ter doenças como; diabetes tipo dois, colesterol, doenças cardíacas suas vitaminas possuem nutrientes que auxiliam na manutenção da pele e hidratação dos cabelos tornando mais saudáveis e resistentes, apesar de ser consumido mais no verão, o melão pode ser utilizado também em tempos de frios, sua composição rica em água é excelente para liberar as toxinas presentes na urina.

Valor Nutricional

 O melão é rico em vitamina C, A, E, e vitaminas do complexo B, contém uma grande quantidade de sais minerais como cálcio, potássio, magnésio, ferro, fósforo, além disso, possui flavonoides e Carotenoides antioxidantes que combatem os radicais livres que causam doenças. Além disso, contém elevados teores de fibras solúveis e insolúveis, é energético, uma vez que é rico em carboidratos, dispõe de poucas calorias, conforme a tabela de composição química dos alimentos, a cada 100 gramas de melão equivale a 30 Kcal.

Os 10 Benefícios do Melão

1-    Benefício do Melão Diminui o Risco de Diabete: O melão dentre os seus minerais contém o magnésio que auxilia no controle e no bom funcionamento da insulina no organismo e conseguintemente na redução do açúcar no sangue.

2-  Benefício do Melão Funciona como Antioxidante Natural: O melão é rico em nutrientes, que são antioxidantes naturais, tais como a vitamina A, C, do complexo B e o betacaroteno, a principal ação dos antioxidantes é a neutralização dos radicais livres, que são os responsáveis por desencadear doenças como o câncer e acelerar o processo de envelhecimento.

3-   Benefício do Melão Ajuda na Digestão: Além de possuir um elevado teor de água o melão é rico em fibras solúveis e insolúveis. Sabe-se que as fibras tem um importante papel no bom funcionamento do intestino, elas atuam prevenindo a constipação e ajudam no fluxo intestinal, mantendo o sistema digestivo saudável.

4-  Benefício do Melão Age como Combatente Anticancerígeno: É rico em betacaroteno, um antioxidante encontrado em fruto geralmente de pigmentação amarelada, alaranjada, variando até vermelho, ele atua neutralizando os radicais livres, prevenindo contra um possível câncer no futuro.

5-  Benefício do Melão Previne Contra a Retenção de Líquidos: O melão é relevante para pessoas que sofrem com retenção de líquidos, além disso, ele elimina toxinas do corpo ajudando no funcionamento do organismo.

melao-2

6-   Benefício do Melão Ajuda Hidratar o Corpo: Maior parte de sua polpa é água, sendo fundamental para repor líquidos em altas temperaturas e durante as atividades físicas.

7-   Benefício do Melão Ajuda a Fornecer Energia: O melão é rico em carboidrato, como a frutose, sabe-se que uma das principais funções dos carboidratos é o fornecimento de energia para o corpo através do metabolismo celular, por tal fato é recomendável comer o melão como desjejum e também após os treinos.

8- Benefício do Melão Para a Saúde da Pele e Cabelos: Rico em vitamina A e C, antioxidantes essenciais para a proteção e manutenção da pele e cabelo.

9- Benefício do Melão Diminui o Risco de Doenças Cardíacas: O potássio juntamente com a grande quantidade de água da fruta ajuda a manter a pressão sanguínea. É importa ressaltar que o potássio é um mineral que auxilia no controle da pressão arterial.

10- Benefício do Melão Auxiliam na Perda de Peso: A grande quantidade de fibras associado com o alto teor de água e as poucas calorias que esse fruto possui é uma combinação perfeita para quem deseja perder alguns quilinhos, pois fornecem uma sensação de saciedade ajudando a controlar a quantidade de alimentos consumido na dieta.

Como Melão Auxilia na Redução de Peso

melao-3

O melão contém fibras insolúveis que auxiliam no funcionamento do organismo, já as fibras solúveis são fundamentais na diminuição de açúcares e gorduras desenvolvidos na circulação sanguínea. Sua concentração de antioxidantes, vitaminais e minerais são fundamentais para emagrecer. Rico em pectina uma substância que aumenta a sensação de saciedade diminuído sua vontade de comer, ótimo para ser consumido no café da manhã seu baixo teor de frutose é ideal para uma dieta balanceada. Dessa forma o melão é excelente para consumir após os treinos, devido seu alto teor de água evitando que você se desidrate, repondo os líquidos perdidos durante as atividades físicas.

3 Dicas de Suco de Melão e Outros Aditivos

melao-e-suco-1

1-     Opção de suco de melão

  • Folhas de hortelã agosto
  • 3 rodelas de gengibre
  • 3 fatias de melão sem casca
  • 300 ml de água gelada
  • Mel para adoçar

Bata todos os ingredientes no liquidificador, em seguida coe em uma peneira de furos grandes deixando passar alguns farelos aproveitando as fibras enriquecendo ainda mais seu suco. Para não haver a perda dos nutrientes o suco de melão deve ser ingerido logo após ser feito, evitando assim perda dos nutrientes.

2-    Opção de suco de melão

  • Meio melão sem casca
  • Suco de meio limão
  • 400 ml de leite desnatado
  • Uma maçã com casca
  • Mel para adoçar

Bata todos os ingredientes no liquidificador, não precisa coar aproveitando todas as fibras tornando o suco ainda mais nutritivo.

3-    Opção de suco de melão

  • 3 fatias de melão
  • 2 rodelas pequenas de gengibre
  • 1 tangerina sem semente
  • 300 ml de água gelada

Bata todos os ingredientes no liquidificador, em seguida coe em uma peneira de furos grandes deixando passar alguns farelos aproveitando as fibras enriquecendo ainda mais seu suco.

Efeito Colateral do Melão

Os 10 Benefícios do Melão Para Saúde. O melão em excesso pode elevar os níveis de glicose sanguínea, uma vez que o fruto é rico em carboidratos, e este ao ser metabolizado transforma-se em glicose que é rapidamente absorvido pelas células e cai na corrente sanguínea, por isso é aconselhável cautela na ingestão desse fruto por diabéticos.  É importante que você diminua as porções diárias, é recomendável que o fruto seja ingerido no café da manhã ou entre as principais refeições como lanche. Na duvida em como incluir o melão em sua dieta procure um profissional da saúde, ele irá indicar a quantidade correta para você .

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.