Alimentação Frutas

Os 10 Benefícios do Maracujá Para Saúde

Os Benefícios do Maracujá Para Saúde. O maracujá é uma fonte de nutriente natural, possuem vitaminas, minerais e antioxidantes que são benéficos para o corpo.

Origem do Maracujá

O maracujá também é conhecido como tupi marakuya, “fruto que se serve” ou ainda “alimento de cuia”, o maracujá é um fruto de clima tropical e subtropical, originário da América Tropical. Há mais de 150 de espécies de maracujá, dentre esses os mais cultivados estão o maracujá-amarelo, o maracujá-roxo e o maracujá-doce. Segundo a Embrapa o Brasil é o primeiro produtor mundial do fruto, sendo a espécie mais cultivada no país o maracujá-amarelo.

Maracujá Amarelo

maracuja amarelo

Maracujá Roxo

maracuja roxo

Maracujá Doce

maracuja doce

O maracujazeiro é uma planta que necessita de um local para se fixar, pois consiste em uma árvore de ramificações finas e flexíveis, quando a árvore encontra-se estabilizada os ramos ficam mais grossos e firmes. O fruto possui um formato que varia de redondo a oval, casca lisa brilhante ou enrugada. A pigmentação da casca é de acordo com tipo de espécie de maracujá, no caso do maracujá amarelo é verde quando o fruto ainda não está pronto para consumo e amarelo claro quando está pronto para consumo. A polpa do maracujá é composta por sementes de coloração preta e um liquido gelatinoso de cor que varia de amarelo a alaranjado, possui um sabor ácido, às vezes adocicado e um aroma bem acentuado.

Os Benefícios do Maracujá

O maracujá é uma fonte de nutriente natural, possuem vitaminas, minerais e antioxidantes que são benéficos para nosso corpo. O fruto é popularmente conhecido como um sedativo natural, muito utilizado por pessoa que sofre de insônia, nervosismo e estresse, porém ele possui muitas outras propriedades, o maracujá é rico em potássio que atua em nosso organismo prevenindo contra problemas cardiovasculares, fortalece o sistema imune devido a quantidade de vitamina C, beneficia a saúde da pele por causa de seus nutrientes antioxidantes e retinol e previne anemia, devido seu alto teor de ferro, excelente para nossa saúde.

Valor Nutricional do Maracujá

O maracujá contém uma variedade de nutrientes, como vitaminas A, C, B2, B3, B6, ácido fólico (B9) e betacaroteno, um antioxidante de pigmentação alaranjada, o fruto ainda contém minerais como: cálcio, magnésio, ferro, fosforo, zinco, potássio e cobre. É rico em carboidratos, em cada 100 gramas de maracujá contém 12,3 gramas de carboidratos, possui uma quantidade significativa de fibras alimentares ideais para nossa saúde, além disso, contém poucas calorias em 100 gramas de maracujá possui apenas 68 Kcal.

Os 10 Benefícios do Maracujá Para Saúde

1- Beneficio do Maracujá Para Visão: O maracujá contém retinol (vitamina A), sabe-se que uma das principias funções dessa vitamina está relacionada com a saúde do globo ocular, ela também é um antioxidante que juntamente com a vitamina C inibem a ação dos radicais livres, fato que também beneficia a saúde da visão.

2- Beneficio do Maracujá Para Digestão: O maracujá possui uma quantidade significativa de fibras alimentares, que contribuem para a fluidez do trânsito intestinal, formação do bolo fecal e consequentemente para o regulamento do intestino, uma vez que aumentará a necessidade de evacuação.

3- Beneficio do Maracujá Contra o Câncer: O maracujá é rico em sustâncias antioxidantes, como o betacaroteno que quando ingerido transforma-se em vitaminas A, e vitamina C, que atuam inibindo a ação oxidativa dos radicais livres e consequentemente inibem ação e proliferação de células cancerígenas.

4- Beneficio do Maracujá Para Reduzir o LDL: O maracujá possui fibras alimentares solúveis, que estão contidas principalmente na casca, ao serem ingeridas é solubilizado na água transformando-se em gel, o gel dificulta a absorção da gordura pelo organismo e facilita sua eliminação, assim a ação das fibras reduz o colesterol ruim (LDL) e eleva a quantidade de colesterol bom (HDL).

5- Beneficio do Maracujá Para o Sistema Imunológico: O ácido ascórbico (vitamina C) é um poderoso antioxidante, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, aumentando sua eficiência, fato essencial para proteger o individuo de doenças cotidianas como gripe, resfriados e infecções.

6- Beneficio do Maracujá Para a Saúde do Coração: Segundo a tabela brasileira de composição dos alimentos – TACO, em 100 gramas de maracujá contém 338 mg de potássio, um mineral essencial para a manutenção da saúde cardíaca, o potássio é um vasodilatador que relaxa a pressão dos vasos sanguíneos aumentando a fluidez do sangue, protegendo o individuo contra doenças cardiovasculares como pressão arterial, AVC e doenças das artérias coronárias.

7- Beneficio do Maracujá Contra Anemia: Dois fatores que fazem dessa fruta uma forte aliada contra a anemia, primeiramente o maracujá é rico em ferro, mineral essencial para a produção de hemoglobinas, segundo possui vitamina C, que auxilia na absorção do ferro combatendo a anemia.

8- Beneficio do Maracujá Para a Saúde da Pele: Dentre as propriedades do retinol (vitamina A), soma-se a renovação do epitélio da pele, a vitamina A auxilia na longevidade das células do nosso corpo evitando descamações, ela juntamente com a vitamina C possuem ação antioxidante, que combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento precoce. A vitamina C também tem participação vital na saúde da pele, pois participa da produção do colágeno, responsável pela elasticidade da pele.

9- Beneficio do Maracujá Para Insônia: O maracujá contém duas substâncias conhecidas por suas propriedades sedativas os alcaloides medicinais e os fito-nutrientes, aos serem enjeridas essas substâncias imitem sinais que promove o relaxamento do sistema nervoso, ocasionando sono, aliviado o estresse, o nervosismo e até mesmo melhorando o bom-humor.

10- Beneficio do Maracujá Para Perda de Peso: Promoção da saciedade devido à quantidade de fibras alimentares e a interferência da absorção de gordura são os principais fatores que fazem dessa fruta uma aliada para a redução de peso, ajudando no processo de emagrecimento.

Como o Maracujá Auxilia na Perda de Peso

O maracujá é rico em fibras, em especial na fibra solúvel pectina é encontrada em maiores quantidades na casca do maracujá ela atua no metabolismo retardando o esvaziamento gástrico e consequentemente promovendo a saciedade, fato que possibilita que o individuo não consuma alimentos em grandes proporções. A pectina ao ser solubilizada causa interferência na absorção de glicídios e lipídios, processo que facilita a eliminação dessas sustâncias sem que elas sejam absorvidas em grande quantidade pelo organismo. O suco do maracujá também é essencial para o controle do apetite, esse pode ser ingerido antes das refeições para inibir o apetite ou após as refeições para auxiliar na digestão. É importante ressaltar que a pectina encontra-se em maior quantidade na casca do maracujá, portanto o ideal é que você ingira a casca, essa já é encontrada sendo comercializada em diversos pontos de produtos naturais e até mesmo em supermercados sob a forma de farinha de maracujá.

maracuja - 1

Como Incluir o Maracujá na sua Dieta

A polpa do maracujá é muito utilizada em preparações de sucos, pudins, bolos, vitaminas e saladas de frutas, porém o maracujá é um fruto de aproveitamento 100%, ou seja, todas as partes do fruto são comestíveis. As folhas, por exemplo, estando frescas, secas ou ainda trituradas podem ser utilizadas nas preparações de chás, a casca do fruto pode ser utilizadas para fazer farinha ou melado, e as sementes podem ser assadas e trituradas, essas são muito utilizadas nas preparações de bolos, já que ao serem levadas ao forno adquirem uma textura crocante. Com relação aos sucos você poderá consumi-los antes e após as principais refeições, a farinha do maracujá você pode consumi-la juntamente com o suco ou em outras preparações.

3 Dicas de Suco de Maracujá e Outros Aditivos

maracuja - 2

1 – Opção de Suco (Maracujá, Limão e Gengibre)

  • 1 maracujá
  • 1 Limão
  • 1 copo americano de água gelada (200 ml)
  • 1 pequeno pedaço de gengibre
  • 1 colher de (sopa) de açúcar mascavo

Modo de preparo: corte o maracujá ao meio, junte o maracujá o suco do limão o gengibre e o açúcar mascavo, bata tudo no liquidificador por 45 segundos na velocidade que pulsa em seguida coe e sirva, se preferir adicione cubos de gelo.

2 – Opção de Suco (Maracujá, Laranja e Couve)

  • 1 maracujá
  • 2 laranjas
  • Folhas de couve agosto
  • 2 cubos de gelo
  • Uma colher de (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 copo americano de água de coco/ água natural gelada (200 ml)

Modo de preparo: com o auxilio de um espremedor retire o suco das laranjas, em seguida coloque todos os ingredientes no liquidificado, exceto os cubos de gelo, bata na velocidade máxima por 45 segundos, coe e sirva com  cubos de gelo.

3 – Opção de Suco ( Maracujá, Cenoura Abacaxi e Farinha de Maracujá)

  •  1 maracujá
  • 2 colheres de sopa de farinha da casca do maracujá
  • 1 cenoura média
  • 1 e ½ copo americano de água natural gelada (300 ml)
  • 3 rodelas de abacaxi
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 2 cubos de gelo

Modo de preparo: corte a cenoura em pequenos pedaços em forma de cubos, adicione as rodelas de abacaxi e a polpa de maracujá, em seguida ponha a farinha de maracujá e o açúcar mascavo, adicione a água e bata na velocidade máxima por 1 minuto, coe e sirva com cubos de gelo.

Efeitos colaterais do maracujá para saúde

O maracujá como citamos  anteriormente  é rico em benefícios para saúde, mas apresenta também efeitos  colaterais, seu consumo em excesso causa  sonolência devido sua substância que possui efeito sedativo. Alguns profissionais da saúde não recomendam a ingestão em excesso do fruto para pessoas que tenham problemas de pressão baixa, pois o mesmo pode prejudicar ainda mais no descontrole da pressão arterial. É importante você ter sempre orientação de um profissional da saúde para obter melhores resultados.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.