Alimentação Frutas

Os 10 Benefícios do Limão Para Saúde

Origem do Limão

Os 10 Benefícios do Limão Para Saúde. O limão (litrus limonuim) é um fruto cítrico de origem milenar, segundo estudiosos a grande maioria dos frutos cítricos tiveram origem no oriente médio, na Ásia nas regiões da Índia o sudoeste da Himalaia. No Brasil o limão chegou juntamente com os primeiros europeus que aqui pisaram no século XVI, período das grandes navegações. Há relatos que o limão foi muito utilizado nesse período para combater a doença infecciosa escorbuto, que assolavam os viajantes, ocasionada pela carência de ácido ascórbico, o limão naquela época já tinha vários benefícios para saúde. Atualmente o Brasil é o segundo produtor mundial do limão.

limão
Há uma variedade de espécies de limões, mais precisamente cerca de 70 variedades segundo pesquisadores, dentre esses os mais conhecidos estão o limão siciliano, limão galego e o limão tahiti, porém o mais popular e consumido no Brasil é o tahiti. É um fruto de características semelhante à laranja, possui formato arredondado, pigmentação que varia do verde escuro ao amarelo, a casca lisa muitas das vezes áspera, contém uma polpa suculenta já que possui um alto teor de água e é detentor de um sabor próprio, acido. É utilizado em muitas preparações culinárias, por ser antibacteriano e por dar um sabor próprio as preparações, podendo ser consumido como suco detox, limonada, geleia, torta, mousse, bolo e muitas outras variedades de preparações culinária.

Os Benefícios do Limão Para Saúde

O limão é um fruto que trás inúmeros benefícios ao nosso corpo, seus benefícios se estendem desde a casca até a polpa, rico em nutrientes que auxiliam no funcionamento do nosso organismo. Por ser fonte de vitaminas e minerais age como combatente de varias doenças, além disso, o limão é um poderoso desintoxicante, eliminando toxinas purificando o sangue, aumentando o fluxo sanguíneo, ajudando a controlar a pressão arterial, prevenindo a anemia, fortalece o sistema imunológico, é um importante aliado para quem deseja perder alguns quilinhos, segundo pesquisadores o limão auxilia na redução de peso sem estimular o catabolismo.

Valor Nutricional do Limão

Os 10 Benefícios do Limão Para Saúde. Esse fruto tão popular é rico em nutrientes, contém minerais como: ferro, potássio, magnésio, cálcio e fosforo, possui ainda vitamina C (ácido ascórbico), vitaminas B1 e B2 e vitamina A, é rico em fibras alimentares (gomas, pectina e mucilagens) e antioxidantes como flavonoides e carotenoides, contém carboidratos como frutose, glicose e sacarose, além disso, tem poucas calorias, 100 gramas de limão contém apenas 29 Kcal.

limão - 1

Os 10 Benefícios do Limão

1. Benefício do Limão Para Circulação Sanguínea: O limão é um excelente purificador, auxilia na eliminação de substâncias como toxinas de modo que deixa o sangue menos viscoso, auxiliando no fluxo sanguíneo.

2. Benefício do Limão Para Digestão: O limão é rico em fibras digestivas, como gomas e mucilagens, essas atuam melhorando o fluxo intestinal e consequentemente a digestão.

3. Benefício do Limão Contra Colesterol: A goma e as mucilagens (fibras alimentares) presente no limão aos serem ingeridas absorvem água transformando-se em gel, esse gel absorve a gordura do corpo reduzindo o colesterol ruim.

4. Benefício do Limão Para a Diabete: O limão ajuda a controlar os níveis glicêmicos no sangue, devido ação das fibras alimentares que auxilia no controle da diabete.

5. Benefício do Limão Tem Função Diurética: O limão auxilia na eliminação de substâncias indesejáveis (toxinas) do organismo aumentando a ação diurética do corpo.

6. Benefício do Limão Para Sistema Imunológico: O limão é rico em vitamina C antioxidante que ajuda a fortalecer o sistema imunológico contra agentes externos fortalecendo o sistema imunológico.

7. Benefício do Limão Para Limpa a Pele: A vitamina C e seu efeito antioxidante participam da produção de colágeno dando rigidez à pele e aumentando os níveis de cicatrização dos tecidos, reduz ação oxidativa, proporcionando a diminuição das rugas e manchas na pele, retardando o envelhecimento precoce ocasionado pelo excesso de radicais livres.

8. Benefício do Limão Para Pressão Arterial: O limão é rico em potássio, mineral que tem uma importante função no equilíbrio osmótico, diminuindo a retenção de liquido e a regulação da pressão arterial, possuindo também ação dilatadora aumentando o fluxo sanguíneo.

9. Benefício do Limão Para Anemia: O ácido ascórbico ou vitamina C tem como uma de suas funções, auxiliar na absorção de alguns nutrientes, como o ferro, mineral vital para o funcionamento regular do nosso corpo que ajuda a combater anemia.

10. Benefício do Limão Para Emagrecer: O limão tem vitamina C que também tem função metabólica o tecido adiposo, as fibras alimentares dão a sensação de saciedade sendo benéfico para a eliminação de toxinas fatores que contribuem para a perda de peso.

Como o Limão Auxilia na Perda de Peso

Devido à ação das fibras alimentares presente no limão aumenta a sensação de saciedade do individuo retardando o esvaziamento gástrico. O limão também é um desintoxicante natural, sua ação no organismo elimina as substâncias tóxicas indesejáveis e beneficia a ação diurética, fatores que também proporcionam a redução de peso. Por fim, a vitamina C possui ação metabólica no tecido adiposo, fator que desencadeia a queima da gordura corporal, principalmente quando acompanhada de atividades físicas.

limão - 2

Como Incluir Limão na Sua Dieta

O limão pode ser consumido em diversas preparações, como sucos, limonada, licor, em temperos de saladas e molhos é aconselhável que aquele seja juntamente consumido com as refeições, pois auxilia no processo de digestão, contribui com o emagrecimento e ajuda na absorção de alguns nutrientes.

3 Receitas de Suco de Limão e Outros Aditivos

limão - 3
1. (Suco de limão com abacaxi e couve )

• Uma xicara de chá e abacaxi em cubos.
• 2 folhas de couve
• Suco de limão
• Raspa da casca do limão
• Água filtrada ou água de coco.
• Mel ou açúcar mascavo para adoçar

Modo de preparo: Bata o abacaxi em cubos, as folhas de couve, o suco do limão e as raspas da casca com um pouco de água filtrada (ou água de coco) bata por 45 segundos, acrescente o mel ou açúcar mascavo, bata por mais 30 segundos. Coe e sirva com cubos de gelo se preferir.

2. (Suco de limão, maçã, gengibre e laranja)

• 2 maçãs com casca
• Suco de um limão
• 2 laranjas
• 2 rodelas de gengibre
• Água de coco ou água gelada se preferir
• Mel ou açúcar mascavo

Modo de Preparo: Bata no liquidificador as maçãs, adicione o suco de limão, as laranjas sem casca e sem semente e as rodelas de gengibre com um pouco de água de coco, bata por 45 segundos no liquidificador, acrescente o mel ou açúcar mascavo bata novamente por 30 segundos. Coe e sirva, se preferir coloque cubos de gelo.

3. (Suco de limão com hortelã, gengibre e couve )

• Suco de 3 limão
• 3 folhas de couve
• 5 folhas de hortelã
• 400 ml de água de coco (ou água natural filtrada)

Modo de Preparo: bata no liquidificador todos os ingredientes por 45 segundos, com exceção do limão, que deve ser extraído seu suco antes, adicione o suco do limão e o açúcar mascavo, coe e sirva com cubos de gelo.

Efeito Colateral do Limão

Os 10 Benefícios do Limão Para Saúde. O limão em excesso ou utilizado de forma incorreta poderá trazer alguns danos para saúde. Primeiramente é importante ressaltar que o excesso de alimentos ácidos desencadeia erosão dentária, refluxo gastresofágicos, azia e úlceras estomacais, o suco do limão, principalmente se ingerido em jejum, poderá ocasionar essas enfermidades ou agravar caso você já tenha alguma dessas patologias. Por isso é recomendado ter orientação de um profissional da saúde.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.