Alimentação Frutas

Os 10 Benefícios do Abacaxi Para Saúde

Os Benefícios do Abacaxi Para saúde. O abacaxi é rico em vitamina C, A, vitaminas do complexo B e rico em sais minerais.

Origem do Abacaxi

Os 10 Benefícios do Abacaxi Para Saúde. O abacaxi também conhecido pelo nome, indígena, ananás, originário do Brasil e do Paraguai é o segundo fruto mais consumido no Brasil perdendo apenas para a banana. É um fruto cítrico de uma planta nativa da América do Sul, típico de regiões tropicais e subtropicais, possui aspectos sensórias bem característicos por isso sua aceitação em todo mundo. Com relação sua estrutura física o abacaxi é constituído por três camadas, casca, polpa e miolo a casca é formada por uma estrutura semelhante à escama sobrepostas de aspecto espinhoso e contém uma exuberante coroa, por tal causa o abacaxi é conhecido como o rei dos frutos, a polpa e o miolo são as partes mais consumidas do abacaxi, a polpa possui uma elevada quantidade de água, sabor adocicado, bastante saborosa e levemente ácido.

abacaxi
O abacaxi possui vários benefícios para saúde, podendo ser consumido de modo in natura ou em preparações como suco, geleia, bolos, saladas, milk-shake, o abacaxi também tem seu espaço na indústria, diversos produtos da fruta são industrializados, como pedaços cristalizados, passas, sucos, bebidas, xaropes, sorvetes dentre outros. A casca do abacaxi também é bastante nutritiva estudos apontam que ela é tão nutritiva quanto à polpa do fruto, por isso sua utilização em preparações como sucos e chás.

Nutrientes do Abacaxi Para Saúde

O abacaxi possui uma infinidade de benefícios para saúde por causa de seus muitos nutrientes, esse fruto é rico em vitaminas C e antioxidante que combatem os radicais livres, vitaminas do complexo B, fundamentais para o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico, além de conter também vitamina A (retinol) fundamental para a visão e manutenção da pele saudável, e vitamina E (tocoferol) essencial antioxidante, é também um importante combatente aos radicais livres que geram danos as células do corpo humano, prolongando suas vidas, atuando assim contra o envelhecimento precoce.
Estão presente no abacaxi vitaminas e minerais como: ferro, fosforo, magnésio, cobre manganês, potássio e iodo, e uma quantidade significativa de fibras, outro fator que torna esse fruto essencial para a saúde, são as fibras atuam como uma espécie de “faxineira” no intestino humano aumenta o trânsito intestinal e têm a capacidade de absorver líquidos, são fundamentais para o bom funcionamento do processo digestivo. Somado a isto, o abacaxi tem uma enzima digestiva denominada bromelina, esta possui efeito anti-inflamatórios e atua na digestão dos alimentos, quebrando as proteínas.

Valor Nutricional

O abacaxi é rico em vitamina C, A, vitaminas do complexo B, rico em sais minerais como ferro, fósforo, magnésio, cobre, manganês, potássio e iodo, possui uma quantidade elevada de fibras alimentares solúveis, sendo indispensável para o bom funcionamento do intestino, também contém a enzima digestiva bromelina que atua na degradação de proteínas facilitando o processo de digestão. Por fim são vários os benefícios do abacaxi para saúde, além disso, o abacaxi possui valores calóricos baixos a cada 100 gramas de abacaxi equivalem a 52 calorias.

Os 10 Benefícios do Abacaxi 

1 –  Benefício do Abacaxi Para  Colesterol: O abacaxi é um fruto rico em fibra solúvel, as fibras atuam no intestino promovendo o transito intestinal e diminuindo a captação de gorduras, auxiliando na normalização da dislipidemia.

2 –  Beneficio do Abacaxi Contra a Gripe e Resfriado: O abacaxi contém um elevado teor de vitamina C mais do que a laranja, fonte de antioxidante que combatem os sintomas de infecções virais como gripe e resfriado.

3 –  Benefício do Abacaxi  Ajuda  Combater Pedras Renais : É um fruto bastante conhecido também por sua ação diurética, esse fruto auxilia na limpeza renal prevenindo e eliminando os cálculos renais.

4 –  Benefício do Abacaxi Para o Coração: A bromelina ajuda a diminuir a viscosidade do sangue, facilitando o fluxo sanguíneo evitando problemas no coração, temos como exemplo o ataque cardíaco, por isso o abacaxi também é recomendado para pessoas que tem problemas de coração.

5 – Benefício do Abacaxi Ajuda  Retardar o Envelhecimento Precoce: O abacaxi possui uma grande quantidade de vitamina A antioxidantes que combatem os radicais livres diminuindo o processo de envelhecimento precoce.

abacaxi - 2

6 – Benefício do Abacaxi no Combate da Anemia: O abacaxi é um fruto cítrico, ou seja, é ácido e devido essa acidez ao ser ingerido ele aumenta a absorção de ferro, por isso sua recomendação para pessoas anêmicas.

7 – Benefício do Abacaxi Para a Digestão: A enzima bromelina presente no abacaxi atua degradando as proteínas promovendo uma digestão mais rápida e bem-estar auxiliando no funcionamento do intestino.

8 –  Benefício do Abacaxi Ajuda  a Combater as Inflamações e Dores Musculares: A enzima bromelina além de atuar na digestão de proteínas é um anti-inflamatório que age na recuperação de lesões musculares, dores musculares e inchaços, ajuda também no processo de cicatrização dos ferimentos.

9Benefício do Abacaxi Para a Formação dos Ossos: O abacaxi também é fonte de manganês, mineral essencial para a manutenção e construção dos ossos, tem relevância na prevenção de osteoporose principalmente nas mulheres , além de ser indicado também para crianças e adolescentes, pois ajuda no seu desenvolvimento.

10 – Benefício do Abacaxi Auxilia no Processo de  Emagrecer: A quantidade elevada de fibras e o alto teor de água no abacaxi promove uma sensação de saciedade evitando a ingestão de mais alimentos, dessa forma, a enzima bromelina auxilia na quebra das proteínas promovendo uma boa digestão, consequentemente irá promover a sensação de bem estar e conforto.

Como o Abacaxi Auxilia na Perda de Peso

Os 10 Benefícios do Abacaxi Para Saúde, por ser um fruto com auto teor de água, é bastante saboroso possuindo uma elevada quantidade de fibras fornece sensação de saciedade ao ser ingerido diminui o consumo excessivo de comida. Além disso, o abacaxi possui em sua polpa uma enzima chamada bromelina que atua na degradação de gorduras, auxiliando na digestão dos alimentos, contribuindo assim para o processo de emagrecimento. Essa enzima também ajuda no alivio de dores pós-treino, pois tem efeito anti-inflamatório, assim o abacaxi é relevante para atletas e pessoas adeptas as atividades físicas, que sofrem de lesões musculares, dores nas articulações e inchaços. Dessa forma, o abacaxi é um fruto que possui poucas calorias, mas é recomendável a preferencia pelo fruto in natura sem adição de açúcar para a preservação dos benefícios nutricionais.

3 Dicas de Suco de Abacaxi e Outros Aditivos

abacaxi - 1

1- OPÇÃO DE SUCO

4 rodelas de abacaxi
2 rodelas finas de gengibre
Folhinhas de hortelã a gosto
Suco de ½ limão
100 ml de água gelada
Mel ou açúcar mascavo para adoçar

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, sirva de preferencia sem coar, é uma bebida refrescante, saborosa e extremamente saudável. É importante que o suco seja consumido logo após a preparação evitando assim a perda dos nutrientes.

2- OPÇÃO DE SUCO

3 rodelas de abacaxi
2 folhas de couve picadas com talo
Suco de 2 laranjas
– 3 rodelas de gengibre
300 ml de água gelada
Mel ou açúcar mascavo para adoçar

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, em seguida coe em uma peneira, sirva preferencialmente bem gelado, nesse caso você poderá esta utilizando também cubos de gelo.

3- OPÇÃO DE SUCO

4 rodelas de abacaxi
1 maçã verde com casca
2 Folhas de alface
Suco de um limão
200 ml de água gelada
Mel ou açúcar mascavo para adoçar

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador em seguida coe em uma peneira de furos lagos, deixando passar alguns farelos, sirva com cubos de gelo.

Efeito Colateral do Abacaxi

Os 10 Benefícios do Abacaxi Para Saúde. Diante de tantos benefícios do abacaxi ele também possui efeitos colaterais,  seu consumo em grande quantidade pode elevar os níveis de açúcares na corrente sanguínea prejudicando sua saúde. Além disso, o consumo excessivo do fruto pode ocasionar mal estar estomacal, uma vez que esse fruto é muito ácido, a acidez poderá também afetar  os dentes causando hipersensibilidade, ou ocasionar reações adversas como náuseas, diarreia. O abacaxi também não deve ser consumido por pessoas alérgicas ao fruto,  por isso, é necessário ajuda de um profissional da saúde para verificar se você tem sensibilidade, ou é alérgico ao fruto.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.