Alimentação Frutas

Os 10 Benefícios do Abacate Para Saúde

Os Benefícios do Abacate Para Saúde. É rico em ácido oleico, o abacate funciona como inibidor do apetite dando uma sensação de saciedade para nosso organismo.

Origem do Abacate

Os 10 Benefícios do Abacate Para Saúde. O abacate é uma fruta originaria do México e regiões da América do Sul, conhecido pelo ser valor nutricional, rico em vitaminas e sais menineiras, possui propriedades diversas para nossa saúde. A árvore do abacateiro chega atingir uma altura de 20 metros dependendo do tipo de solo fértil no qual é cultivado, começa a dá frutos a partir de três anos após o plantio, seu pomar produz abacate durante todo ano. Suas folhas possuem coloração verde escura de textura firme, flores de coloração clara, seu fruto tem formato oval, casca fina e brilhante e outras mais grossas e ásperas. Sua polpa cremosa de sabor diferenciado, já que a mesma não é doce nem amarga, mas extremamente saborosa, contém um único caroço que fica no centro da fruta. Pode ser consumido de diversas maneiras, ao modo natural ou em salada, sobremesa, vitamina, mouse, sorvete.

abacate

O Benefício do Abacate Para Saúde

O abacate tem vários benefícios para nossa saúde, rico em ácido oleico, o abacate funciona como inibidor do apetite dando uma sensação de saciedade para nosso organismo, ótimo combatente do colesterol ruim devido seu alto teor de beta-sitosterol, que aumenta absorção de alguns nutrientes, sua gordura monoinsaturada regula o funcionamento do organismo. Seu consumo durante a gestação ajuda na formação do feto, preveni o sistema imunológico, a grande quantidade de potássio presente no abacate é excelente para funcionamento das artérias do coração impedindo que elas se obstruam. Auxiliam no funcionamento do cérebro trabalhando a circulação sanguínea evitando a perda de memória. Além disso, o abacate ajuda a hidratar e reparar os cabelos danificados e quebradiços dando brilho e maciez.

Valor Nutricional do Abacate

abacate - 1

Os 10 Benefícios do Abacate Para Saúde. O abacate é rico em vitaminas e nutrientes que são ideias para o andamento do nosso organismo entre elas estão presentes: a vitamina C, vitamina A, vitamina E, possuem também vitaminas do complexo B1, B2, B3, além das vitaminas. O abacate também contém cálcio, manganês, ferro, fósforo, cobre e magnésio, de acordo com a tabela de composição química dos alimentos, a cada 100g de abacate é que vale a 162 kcal, dessas 100g de abacate possui 16 g de Lipídios; 6,4 g carboidrato e 1,8 g de proteína.

Os 10 Benefícios do Abacate

1- Beneficio do Abacate Para Coração: Por ser rico em potássio auxilia no funcionamento das artérias impedindo que elas se obstruam.

2- Beneficio do Abacate Para Colesterol Alto: O abacate contém gorduras monoinsaturadas presentes no ômega 9 ideal para redução do colesterol e triglicerídeos.

3- Beneficio do Abacate Para Perda de Peso: O abacate contém uma substância denominada beta- sitosterol (éster de esterol) ela reduz os níveis de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, que em excesso é responsável pelo acúmulo de gordura na região abdominal.

4- Beneficio do Abacate Para o Processo Anti-Flamatório: O abacate é rico em ácido oleico, gordura monoinsaturado que ajuda na prevenção de inflamações.

5- Beneficio do Abacate Para os Cabelos: O abacate é detentor de gordura e de uma grande variedade de vitaminas, que auxiliam na hidratação dos cabelos secos, com pontas duplas, quebradiços, dando brilho e maciez, atuando como um hidratante natural.

6- Benéfico do Abacate Para Intestino: As gorduras monoinsaturadas presente no abacate funcionam como lubrificante das fezes evitando a constipação e a prisão de ventre, trabalhando o trânsito intestinal.

7- Beneficio do Abacate Para Visão: O fruto possui uma substância imprescindível para a saúde dos olhos, o carotenoide luteína, que previne a catarata e a degeneração muscular relacionada à idade e exposição em excesso a luz do computador, proporcionando melhoras significativas na função visual.

8- Beneficio do Abacate Para Câncer: O abacate é rico em carotenoides, flavonoides e vitaminas C dentre outros que combatem o excesso de radicais livres no organismo, fator crucial para a prevenção das células cancerosas.

9- Beneficio do Abacate Para Envelhecimento Precoce da Pele: A vitamina A e E, presentes no abacate atuam como antioxidantes inibindo a ação oxidativa dos radicais livres, o que propicia o retardamento do envelhecimento e aparecimento de marcas de expressões.

10- Beneficio do Abacate Para Cérebro: O abacate possui ômega 3 gordura saudável que ajuda no funcionamento do cérebro estimulando a memória aumento o poder de concentração.

Como o Abacate Auxilia na Perda de Peso

Muitas pessoas acreditam que o abacate não deve fazer parte de sua dieta por seu alto teor calórico, mal sabem que o óleo presente no abacate É benéfico para saúde, sua polpa contém quase 70% de gordura, segundo estudiosos essa gordura ajuda na redução do colesterol ruim, seu consumo de forma moderada auxilia no ganho de massa muscular, por ser rico em potássio acelera absorção das proteínas ajudando repor as energias perdidas durante as atividade físicas, combatendo os radicais livres, os fito nutrientes age como auxiliador do emagrecimento. Rico em vitamina E, funciona como antioxidante, suas fibras promovem uma sensação de saciedade diminuindo a vontade de comer.

abacate - 2

Como Incluir o Abacate na Sua Dieta

O abacate deve ser ingerido em pequenas porções de forma moderada sempre antes dos treinos ou após os treinos de atividade física, ele diminui seu apetite dando uma sensação de estomago cheio. Sua gordura funciona como antioxidante que fortalece o sistema imunológico, sua proteína ajuda também na recuperação dos músculos durante os exercícios físicos. É ideal que você siga as orientações de um profissional da saúde para consumir o abacate de acordo com a dieta indicada por ele.

3 Receitas de Vitamina de Abacate e Outros Aditivos

abacate - 4

1- Opção de vitamina de abacate

  • Uma banda de abacate
  • 50g de aveia flocos
  • 2 colheres de (sopa) de linhaça em grão
  • 200 ml de leite desnatado
  • Uma maçã com casca
  • Mel ou açúcar mascavo para adoçar

Modo de preparo:

Bata a linhaça no liquidificador até virar pó, em seguida bata a aveia em flocos por 45 segundos, adicione os demais ingredientes no liquidificador por 2 minutos adicione o mel ou açúcar mascavo bata novamente por 30 segundos. É importante ser ingerido logo após ficar pronto evitando a perda dos nutrientes.

2- Opção de vitamina de abacate

  • Metade de um abacate
  • 1 banana nanica
  • 100 ml de água de coco
  • 300 ml de leite desnatado
  • 2 Colheres (sopa) de castanha de caju
  • 1 colher de (sopa) de semente de chia
  • Mel ou açúcar mascavo para adoçar

Modo de preparo:

Bata a castanha de caju e a semente de chia no liquidificador por 1 minuto, adicione os demais ingredientes bata novamente por 45 segundos em seguida adicione o mel ou açúcar mascavo passe no liquidificador por mais 30 segundos.

3- Opção de vitamina de abacate

  • Um abacate médio
  • Metade de um mamão
  • 3 colheres de (sopa) de aveia
  • 1 colher de (sopa) de linhaça
  • 400 ml de leite desnatado
  • Mel ou açúcar mascavo para adoçar

Modo de preparo:

Bata a linhaça no liquidificador por 30 segundos em seguida adicione os demais ingredientes bata novamente por 45 segundos, adicione o mel ou açúcar mascavo passe por mais 30 segundos.

Efeito Colateral do Abacate

Os 10 Benefícios do Abacate Para Saúde. Como citamos anteriormente o abacate tem diversos benefícios para saúde, mais também possui seus malefícios, seu consumo durante a amamentação pode afetar na produção do leite materno e causar dores intestinais no bebê. Além disso, não é aconselhável sua ingestão em excesso devido seu alto teor calórico, já que o mesmo pode ajudar no ganho de peso, prejudicando sua dieta. O abacate também não deve ser ingerido por pessoas alérgicas e com hipersensibilidade ao fruto, pois pode provocar vômito, coceira e vermelhidão na pele.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.