Alimentação Frutas

Os 10 Benefícios da Maçã Para Saúde

Os 10 Benefícios da Maçã Para Saúde. A maçã é rica em vitaminas e minerais, eficaz para saciar a fome auxiliando na redução de peso e rica em pectina.

Origem da Maçã

Sua origem vem da Ásia e Europa se expandindo mais tarde para outros países. As primeiras macieiras a serem cultivadas no Brasil foram por volta de 1920, sua colheita geralmente acontece entre os períodos de janeiro à abril, o seu cultivo se concentra principalmente nas regiões de clima temperado.

maçã

A maçã é o fruto mais cultivado do mundo inteiro, possuindo diversas variedades de espécies, dentre elas estão: gala, fuji, Golden delicious, red, verde e melrose, Arkansas black , braeburn, calville blanc d’hiver e cameo e muitas outras, as mais comuns possuem cascas de coloração avermelhada, verde ou amarelada de formato arredondado, é uma fruta cítrica de sabor adocicado diferente das demais frutas, sua polpa tem coloração branca e poucas sementes macia de morder.

Os Benefícios da Maçã para Saúde

Os benefícios da maçã para saúde: A maçã é rica em vitaminas e minerais, eficaz para saciar a fome auxiliando na redução de peso, seus valores calóricos são baixos, possui substancias antioxidante que ajudam na prevenção do câncer e no retardamento do envelhecimento precoce da pele, seu consumo diário se torna eficiente contra acidentes vasculares cerebrais. Não bastasse isso a maçã também é rica em pectina uma fibra que ajuda no controle da diabete auxiliando no regulamento da glicemia, age também na prevenção de doenças do sistema nervoso como: Alzheimer e Parkinson doenças que causam a demência no cérebro, ajuda no controle do colesterol alto, sendo excelente componente para sua dieta.

Valor Nutricional

Os benefícios da maçã para saúde: A maçã é rica em fibras, sua polpa e casca possuem flavonoides e poli fenóis que são fontes de antioxidantes (agentes anticancerígenos) rica em vitaminas C, B1, B2, B3, A, E. A maçã possui sais minerais como o potássio, sódio, cálcio, cobre, magnésio e fosforo, vitaminas essências para o bom funcionamento do nosso organismo. Ainda sobre o valor nutricional, é relevante ressaltar que a maçã é uma fruta com poucas calorias, em cada 100 grama contém apenas 57 Kcal. Por tanto, as substancias presentes na maçã são ideais para pessoas que desejam perder peso de forma saudável, seus nutrientes melhoram a digestão contribuindo na proteção da mucosa intestinal.

Os 10 Benefícios da Maçã 

1 – Benefício da Maçã Para Combater o Câncer: A maçã é uma fruta rica em antioxidantes e vitaminas que são benéficas para saúde, essas substancias presentes na maçã, como flavonoides e vitaminas do complexo B, atuam como combatentes dos radicais livres, evitando aparecimento de células cancerosas.

2 – Benefício da Maçã Contra Gripe: A quercetina presente na maçã também é uma forte aliada contra gripe, pois é antioxidante e fortalece o sistema imunológico, além disso, a maçã contém vitamina C, um ótimo combatente contra gripe.

3 – Beneficio da Maçã Para Emagrecer: As fibras contidas na maçã ajudam no controle do apetite, uma vez que ao ingeri-la fornece uma sensação de saciedade, além disso, a maçã tem um elevado teor de água e poucas calorias.

4 – Benefício da Maçã Para Sangue: As vitaminas, minerais, fibras e flavonoides presentes na maçã, são ótimos para a “limpeza” do sangue, evitando assim que ele fique viscoso, facilitando o fluxo sanguíneo.

5 – Beneficio da Maçã Para Diabete: A pectina é uma fibra dietética solúvel encontrada na casca da maçã que atua auxiliando o controle de açúcar na corrente sanguínea.

maçã - 1

6 – Beneficio da Maçã Contra o Envelhecimento Precoce: Além das vitaminas e flavonoides, substancias antioxidantes combatentes dos radicais livres, que ajuda a prevenir o envelhecimento, a maçã tem um composto chamado quercetina, que também trata-se de um flavonoide e apresenta propriedades farmacológicas, possui propriedades antioxidantes que auxilia no retardamento do envelhecimento das células do sistema imunológico.

7 – Benefício da Maçã Ajuda a Reduzir o Colesterol Ruim: A pectina atua também impedindo a absorção de gorduras e do colesterol ruim (LDL).

8 – Benefício da Maçã Ajuda na Hidratação: A maçã contém uma grande quantidade de água, ótima para ser consumida após as atividades físicas.

9 – Beneficio da Maçã Ajuda a Prevenir o Mal de Parkinson: A maçã ajuda a combater os radicais livres, sendo ideal para a prevenção das células nervosas que produz a dopamina, evitando assim sua degradação, seu consumo diário diminui chance de você ter doença de Parkinson.

10 – Beneficio da Maçã Ajuda a Prevenir o Mal de Alzheimer: Uma pesquisa publicada pelo jornal de of food Science destaca que a maçã tem substancias que auxiliam na prevenção das células nervosas de neurotoxinas responsáveis pelo estresse, seu consumo no dia a dia evita o envelhecimento do cérebro prevenindo da doença de Alzheimer.

Como a Maçã Auxilia na Redução de Peso

maçã - 2

Ao ingerir uma maçã antes das principais refeições ou lanche ela dar sensação de saciedade devido à quantidade de fibras que possui, evitando assim que você coma mais, sua casca possui pectina que ajuda na queima de gorduras, pois a mesma não é digerida facilmente pelo estômago reduzindo sua vontade de comer, dando uma sensação de saciedade por muito mais tempo.

3 Receitas de Suco de Maçã e Outros Aditivos

maçã - 3

1) Suco de Maçã com Abacaxi, Gengibre e Couve:

  • 3 Maçãs vermelhas com casca;
  •  4 Rodelas de abacaxi;
  •  2 Folhas de couve com talo e tudo;
  •  1 Rodela de gengibre pequeno;
  •  300 ml de água bem gelada;
  •  Mel ou açúcar mascavo.

Modo de Preparo: Bata tudo no liquidificador em seguida passe em uma peneira com furos mais largos permitindo a passagem de alguns pedaços. Para não haver a perda dos nutrientes o suco de maçã deve ser ingerido logo após ser feito, evitando assim perda dos nutrientes.

2) Suco de Maçã com Hortelã, Abacaxi e Limão:

  • 2 Maçãs verdes;
  •  1 Suco de um limão;
  •  1 Xicara de folhas de hortelã picada;
  •  4 Rodelas de abacaxi;
  •  300 ml de água bem gelada;
  •  Mel ou açúcar mascavo

Modo de Preparo: Bata tudo no liquidificador em seguida passe em uma peneira com furos mais largos permitindo a passagem de alguns pedaços.

3) Suco de Maçã com Cenoura, Limão e Beterraba:

  • 2 Maçãs vermelhas com casca;
  •  1 Suco de ½ limão;
  •  1 Cenoura bem lavada e cortada em rodelas;
  •  1 Beterraba pequena cortada em pedaços;
  •  400 ml de água bem gelada;
  •  Mel ou gotas de adoçante;

Modo de Preparo: Bata tudo no liquidificador por 1 minuto em seguida passe em uma peneira com furos mais largos permitindo a passagem de alguns pedaços.

Efeito Colateral da Maçã

Como sabemos a maçã contém frutose, o açúcar natural da fruta seu consumo em excesso se torna prejudicial para saúde, principalmente para pessoas com quadro de diabete, pois pode aumentar ainda mais as taxas de açúcar na corrente sanguínea. A maçã também não é recomendada para pessoas com hiperacidez doença gástricas, as maçãs vermelhas também podem causar alergias em pessoas alérgicas ao fruto, por isso alguns nutricionistas recomendam substitui-las pelas maçãs verdes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.