Alimentação Frutas

Os 10 Benefícios da Acerola Para Saúde

Os Benefícios da Acerola Para Saúde. A acerola é conhecida por seu alto teor de vitamina C, além disso, é rica em vitaminas do complexo B, e vitamina A.

Origem da Acerola

Os 10 Benefícios da Acerola Para Saúde. A acerola também conhecida popularmente como cereja-das-Antilhas ou ainda cereja-dos-Bárbaros é um fruto originário nas Antilhas, região da América central e do Norte da América do Sul, típica de regiões tropicais e subtropicais a aceroleira chegou ao Brasil por volta de 1956, por meios de estudos e trabalhos da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A acerola possui uma estrutura arredondada ou esférica, e uma casca comestível muito fina, dando aparência de uma película, a polpa é suculenta, em virtude da quantidade de água, possuem sementes sabor acidificado, muitas vezes adocicado, fato que também depende da forma de cultivo. A fruta pode ser consumida tanto em preparações de sucos, geleias, licor, néctar ou de forma in natura.  A fruta por ser bastante perecível na maioria das vezes não encontrada sendo comercializada em sua forma integral, mas como polpa.

O Benefício da Acerola Para Saúde

A acerola é conhecida por seu alto teor de vitamina C, segundo estudos essa fruta possui 100 vezes mais ácido ascórbico do que uma laranja, além disso, é rica em vitaminas do complexo B, e retinol (vitamina A), possui elevados teores de sais minerais. Por ser detentora dessa variedade de nutrientes o fruto é benéfico para muitas enfermidades cotidianas, tais como gripes e resfriados, é anticancerígena, retarda o envelhecimento, possui efeitos antioxidantes, estimula o sistema imunológico, aumenta a saúde dos olhos, protege a pele e também esta relacionada com a redução de problemas cardíacos.

acerola - 1

Valor Nutricional

A acerola rica em vitaminas como vitamina A (retinol), vitamina C (ácido ascórbico), vitaminas do complexo B, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), além de betacaroteno e carboidratos, caroteno, dextrose, possui uma grande variedade de sais mineira como, cálcio, flúor, fósforo, ferro, potássio, magnésio e sódio. Contém flavonoides e poucas calorias, segundo a tabela de composição dos alimentos (TACO, 2011) em 100 gramas de acerola possui 35,5 Kcal, aproximadamente 8,0 gramas de carboidratos, essa pequenina fruta também possui fibras alimentares que auxiliam no funcionamento do organismo.

Os 10 Benefícios da Acerola

1. Beneficio da Acerola Para o Sistema Imunológico: O sistema imunológico é composto por um conjunto de sistemas (células, tecidos e órgãos) que atuam como “soldadinhos” de defesa, combatendo os invasores externos. A acerola por ser rica em vitamina C, antioxidante, fortalece o sistema imunológico.

2. Beneficio da Acerola Contra o Câncer: Acerola por ser rica em betacaroteno, flavonoide e antocianina age na prevenção dos os radicais livres combatendo as células cancerígenas.

3. Beneficio da Acerola Contra o Envelhecimento Precoce: A acerola por conter vitamina A, ajuda na renovação da mucosa da pele, a vitamina C por sua vez tem função vital para produção do colágeno, além disso, a fruta possui muitas substâncias antioxidantes que atuam combatendo os radicais livres, responsáveis por acelerar o envelhecimento.

4. Benefício da Acerola Contra Gripe e Resfriado: Como dito anteriormente o teor de ácido ascórbico, juntamente com os outros nutrientes antioxidantes da acerola, auxiliam na defesa do sistema imune e consequentemente previne contra gripe e resfriado.

5. Beneficio da Acerola Ajuda Prevenir os Problemas Cardíacos: A acerola possui varias substâncias antioxidantes, como a antocianina que ajuda a reduzir os riscos de doenças cardíacas, rica em potássio que é um vasodilatador melhorando o fluxo sanguíneo.

6. Beneficio da Acerola Ajuda a Combater Anemia: Outro importante papel da vitamina C presente na acerola em nosso organismo é absorção de outros nutrientes, como por exemplo, a absorção do ferro, importante mineral para nosso corpo que ajuda a prevenir a anemia.

7. Beneficio da Acerola Diminui a Ocorrência de Doenças Infecciosas: O ácido ascórbico previne doença de escorbuto atuando também no processo de cicatrização de feridas, previne gengivite e infecção bucal.

8. Beneficio da Acerola Ajuda a Controlar a Diabete: Estudos afirmam que os antioxidantes presentes na acerola  como o flavonoide antocianina podem retardar a liberação de açúcar na corrente sanguínea.

9. Beneficio da Acerola Auxilia na Digestão: A acerola não possui muitas fibras porém, as fibras alimentares que essa frutinha contém, ajuda e muito na hora da digestão principalmente no trânsito intestinal, na formação do bolo fecal evitando o feito de constipação.

10. Beneficio da acerola auxilia na perda de peso: Por ser rica em vitamina C, a acerola ajuda acelerar o metabolismo proporcionando ao corpo a queima de calorias, além de ser uma ótima combatente de acúmulo de gordura no corpo.

Como Acerola Auxilia na Perda de Peso

Um dos grandes fatores que faz desse fruto um auxiliador na perda de massa corporal é seu alto teor de vitamina C. A vitamina C dentre seus muitos benefícios atua acelerando o metabolismo, promovendo ao corpo a queima de calorias, além de combater o acúmulo de gordura no corpo. A acerola também possui fibras alimentares que proporciona uma sensação de saciedade invitando que o individuo consuma mais alimentos e ainda auxiliam na digestão promovendo a liberação das fezes.

Como Incluir Acerola na Sua Dieta

acerola - 2

Os 10 Benefícios da Acerola Para Saúde. Você poderá esta incluindo a acerola em sua alimentação diária de varias formas, caso você tenha acesso à fruta in natura, melhor pra você, pois além de consumi-la em sua forma integral, não perderá muitos nutrientes, porém poderá esta obtendo também como polpa. Seja na forma in natura ou polpa, esse fruto pode ser consumido de forma diversificada, como suco, geleias, licor e vitaminas. Opte por consumi-la no café da manhã ou como lanche no intervalo entre as principais refeições.

3 Receitas de Suco de Acerola e Outros Aditivos

acerola - 3

1- Opção de Suco de Acerola

  •  1 colher de (sopa) de cenoura ralada
  • 100 g de acerola s/ semente
  • 200 ml de água
  • Mel ou açúcar mascavo para adoçar

Modo de Preparo:

Adicione todos os ingredientes em um liquidificador, bata por 30 a 45 segundos, adicione o açúcar mascavo ou mel e bata novamente por 30 segundos, coe em peneira grossa. Sirva o suco se preferir com cubos de gelo, para a bebida ficar mais refrescante.

2- Opção de Suco de Acerola

  • 2 laranjas
  • Metade de uma beterraba
  • 200 g de acerola s/ semente
  • 300 ml de água
  • Mel ou açúcar mascavo para adoçar

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 1 minuto em seguida acrescente mel ou açúcar mascavo bata novamente por 30 segundos, coe em uma peneira com furos largos deixando passar alguns farelos, sirva com cubos de gelo.

3- Opção de Suco de Acerola

  •  200 g de acerola
  • Suco de meio limão
  • 2 colheres (chá) de açúcar mascavo
  • 100 ml de água gelada

Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 30 a 45 segundos, caso você opte pela fruta integral, deve-se coar em peneira com furos largos para reter as sementes sirva e aproveite.

Efeito Colateral da Acerola

Os 10 Benefícios da Acerola Para Saúde. A acerola não é um fruto conhecido por desencadear reações alérgicas, porém deve-se manter uma precaução devido o seu teor de vitamina C. o ácido ascórbico em excesso poderá elevar os níveis de ácido úrico. Segundo o Dr. Dráuzio Varella o ácido úrico está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo, porém em excesso pode desencadear sintomas como dor e inchaço nas articulações, além ser responsável pela a formação dos cálculos renais e insuficiência renal aguda ou crônica.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.