Alimentação Legumes e Verduras

Emagreça Comendo Berinjela!

Emagreça Comendo Berinjela. A berinjela é um vegetal rico em antioxidantes, excelente no tratamento de doenças do coração e contém tripsina e fitonutrientes combatendo o surgimento de células cancerosas.

Origem

A berinjela é originaria da Ásia e das Regiões do Oriente Médio, Japão, China, Índia. Classificada como (Solanum melongena L.), da família Solanaceae, a mesma do tomate, pimentão, jiló e pimenta. Cultivada a mais de 1500 anos, chegou ao Brasil por meio dos imigrantes árabes. É uma planta que chega atingir 0,5 a 1,8 m de altura, suas folhas são aveludadas de textura firme, podendo apresentar espinhos nos ramos, possuem flores de coloração lilás. Seu fruto pode ter formato, oval, oblongo ou mais arredondado de casca brilhante, coloração variada, podendo ser: branca, rosada, zebrina, amarela, roxo-escuro ou preta. No Brasil a berinjela mais utilizada na culinária é a de formato oblongo de coloração roxo-escuro e cabinho verde.

berinjela

Benefícios da Berinjela Para Saúde

A berinjela possui diversos benefícios para saúde, por isso vem ganhando espaço na área medicinal e na culinária das pessoas. Rica em flavonoides um tipo de antioxidante que tem função anti-inflamatória e ajuda combater os radicais livres, impedindo o aparecimento de células cancerosas.

As saponinas são substâncias semelhantes à espuma encontrada na berinjela que misturada com água ajuda a prevenir o aparecimento de tumores malignos no coração, mantendo-o saudável. A berinjela também previne os sintomas de artrite, problemas estomacais, prisão de ventre, insônia, controla o colesterol ruim, reduz os níveis de açúcar na corrente sanguínea e ajuda a combater a diabete. Ótima aliada na redução de peso, ideal para incluir na sua dieta.

Valor Nutricional

A berinjela é um vegetal rico em antioxidantes, excelente no tratamento de doenças do coração. Rica em vitaminas B1, B2 e C e minerais.

Além disso, contém baixo teor calórico, a cada 100 g de berinjela é que vale a 16 kcal, fonte de potássio 200mg, fibras alimentares 2,5 g, cálcio 10mg, fósforo 12mg. Possue substâncias benéficas para o funcionamento do nosso organismo.

Os 8 Benefícios da Berinjela Para Saúde

1 – Beneficio da Berinjela Para Pele: A berinjela é rica em vitamina C e antocianina, antioxidantes importantes que ajudam na hidratação da pele, retardando o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas.

2 – Beneficio da Berinjela para Colesterol: A berinjela contém propriedades que são relevantes contra o LDL o colesterol ruim, suas fibras e antioxidantes eliminam o excesso de gordura dos alimentos que são expelidos pelas fezes, diminuindo os níveis de gorduras na corrente sanguínea. Emagreça comendo berinjela.

3 – Beneficio da Berinjela para Emagrecer: A berinjela por ser fonte de antioxidante e possuir baixo teor calórico, é excelente para incluir na sua dieta, suas fibras promovem uma sensação de saciedade prolongada auxiliando na redução de peso. Emagreça comendo berinjela.

4 – Beneficio da Berinjela para Câncer: A berinjela contém uma substância chamada de tripsina e fitonutrientes que age combatendo o aparecimento de células cancerosas.

berinjela - 1

5 – Beneficio da Berinjela para Digestão: As fibras insolúveis da berinjela diminuem os inchaços na barriga acelerando o processo de digestão, já que tem efeito de laxante.

6 – Beneficio da Berinjela para Prisão de Ventre: A berinjela é rica em fibras alimentares que auxilia no funcionamento do intestino evitando a prisão de ventre e desconforto estomacal.

7 – Beneficio da Berinjela para Anemia: A berinjela contém acido fólico e vitaminas que ajudam a produção de células no sangue prevenindo contra a anemia.

8 – Beneficio da Berinjela Para Ossos: A berinjela é rica em cálcio, mineral importante para manutenção dos ossos, a ingestão do suco de berinjela com cenoura torna-se um complemento perfeito na falta de cálcio, pois o mesmo ajuda na recuperação de fraturas e previne contra osteoporose.

Como a Berinjela Auxilia na Perda de Peso

A berinjela possui pectina um tipo de fibra que ao ser ingerido, se transforma em um gel dando uma sensação de saciedade por muito mais tempo, reduzindo o consumo de alimento durante cada refeição, auxiliando na perda de peso.

Essa fibra também é responsável por eliminar os açúcares na corrente sanguínea e controlar o colesterol e triglicerídeos, age varrendo as gorduras ruins, auxiliando no emagrecimento. Além disso, suas fibras solúveis ajudam no trânsito intestinal, liberando as fezes com mais rapidez evitando o efeito de constipação.

Outra alternativa para emagrecer comendo berinjela, é tomar a água de berinjela com gotas de limão pelo menos duas vezes ao dia, lembrando que a berinjela não faz milagre sem uma boa alimentação e bastante exercícios físicos.

3 Receitas Deliciosas de Berinjela e Outros Aditivos

Berinjela com Carne Moída

berinjela - 2

Ingredientes: 4 berinjelas grandes, 500 g de carne moída sem gordura, 2 tomates picados, 1 cebola picada, 1 maço de cebolinha picada, ½ pimentão picado, Pimenta do reino, suco de um limão, folhas de manjericão, sal a gosto, 200 g de queijo mussarela light ralado, 1 colher de chá de açafrão, 2 colheres de sopa de azeite extra virgem.

Modo de preparo: Tempere a carne moída com os demais temperos com exceção do queijo e cebolinha, corte as berinjelas em bandas e retire o miolo, deixe de molho em 2 litro d’água e uma colher de sopa de sal durante 20 minutos para retirar o amargor. Em uma panela refogue a carne e deixe cozinhar por 15 minutos. Retire as berinjelas da água e recheias com a carne moída, ponha o queijo ralado, leve ao forno a 200 °C. Deixe por 30 minutos, retire e decore com cebolinhas picadas e folhas de manjericão.

Farofa de Berinjela

berinjela - 3

Ingredientes: 200g de uvas passas secas, 100g de castanha do Pará picada em pedaços pequenos, 4 colheres de sopa de azeite extra virgem, 1 berinjela media picada em cubos, 1 dente de alho picado, 1 cebola picada, farinha de mandioca a gosto, sal e pimenta do reino a gosto, 3 colheres de sopa de salsinha picada.

Modo de preparo: Em uma panela grande adicione o azeite em fogo médio, acrescente a cebola e o alho, deixe fritar até que estejam levemente dourados. Ponha a berinjela, uvas passas, castanha, pimenta do reino. Mexa por 15 minutos, adicione a farinha de mandioca, salsinha e sal a gosto.

Sanduíche Crocante de Berinjela

berinjela - 4

Ingredientes: 2 berinjelas cortadas em lascas finas, 200g de peito de peru, 200g de queijo mussarela light, colher de chá de orégano, 300 g de farinha de rosca sem glúten, 3 ovos batidos levemente, óleo de girassol para fritar, 2 tomates cortados em rodelas, sal a gosto.

Modo de preparo: Ponha as berinjelas cortadas de molho em 1 litro de água e meia colher de sopa de sal para tirar o amargo, deixe descansar por 20 minutos. Em seguida retire-as e deixe secar um pouco. Monte as berinjelas com uma fatia de peru e uma fatia de queijo, ponha duas rodelas de tomate e pouco de orégano, passe no ovo e na farinha de rosca. Em uma panela ponha o óleo de girassol para aquecer, adicione as berinjelas já montadas espete-as com um palito de dente de cada lado, ponha para fritar até que estejam crocantes.

Efeito Colateral da Berinjela

Sabemos que os benefícios da berinjela são diversos para saúde, mas também pode ser prejudicial para saúde se consumida em excesso. A ingestão da água da berinjela em grande proporção pode provocar dores estomacais, diarreia, enxaqueca. Por isso é importante ter orientação de um profissional da saúde para obter melhores resultados.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.