Alimentação Plantas Medicinais

Cúrcuma: Como Usar Para Fortalecer o Sistema Imune!

Conhecida também como açafrão-da-terra a cúrcuma (Curcuma longa) provém de uma raiz (rizoma) subterrânea, pertencendo a mesma família do gengibre.

curcuma

Lembramos que as especiarias eram consideradas artigo de luxo na época das grandes navegações, não pelos usos na culinária, mas pelos seus usos como matéria prima para a fabricação de perfumes, cosméticos e aplicações medicinais, fazendo parte da história da humanidade.

Atualmente, após inúmeras pesquisas científicas realizadas, as especiarias chamam atenção pelas suas propriedades medicinais.

A cúrcuma, devido seu principal composto bioativo, a curcumina, possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anticancerígenas, antidiabética, etc, além de ser muito usada também pela sua contribuição na saúde cerebral. Além disso, estudos comprovam sua eficácia na diminuição de gordura branca, isso interfere na formação de novas células adiposas e consequentemente auxilia no emagrecimento.

Contudo, sabemos que os alimentos são a base para um sistema imunológico fortalecido, pois tem um papel primordial em nosso desempenho físico e mental, por isso a importância de escolher com muito cuidado o que colocamos em nossa mesa.

Os Benefícios da Cúrcuma Para Saúde

1- Previne Câncer: a curcumina bloqueia a peroxidação lipídica e danos do DNA, isso devido a sua ação preventiva. Além disso, ela possui uma capacidade de separação genética por ação nutrigenômica, em virtude desse efeito essa especiaria ajuda no tratamento de vários cânceres.

2- Auxilia na Saúde do Intestino: a curcumina, presente na cúrcuma atua estimulando a cura de problemas inflamatórios do intestino, além de melhorar a digestão.

3- Promove a Saúde do Coração: as pessoas que possuem problemas cardiovasculares e até mesmo as que querem apenas prevenir problemas futuros, devem incluir a cúrcuma em seu cardápio diário. A ação da curcumina no organismo minimiza problemas de insuficiência cardíaca, reduz o estresse oxidativo em pacientes diagnosticado com diabetes e melhora a função cardiovascular como um todo.

Beneficios da cúrcuma para o coração

4- Ajuda a Tratar a Obesidade: a cúrcuma tem uma ação direta no metabolismo lipídico, dentre outras funções a especiaria auxilia na queima de gordura corporal, diminui o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos, atua limitando a formação de gordura em nosso organismo e ainda melhora a homeostase metabólica. Vendo essa lista fica fácil entender porque esse ingrediente não pode faltar na sua panela.

5- Melhora Problemas Articulares: devido suas propriedades anti-inflamatória e analgésica a curcumina minimiza os sintomas de osteoartrite, sendo que sua ação é comparada a fármacos que possuem a mesma finalidade.

6- Mente Saudável: ação antioxidante da curcumina suprime os efeitos dos danos oxidativos, por isso ajuda a retardar o declínio cerebral de pessoas diagnosticadas com o mal de Alzheimer, além de atuar contra problemas de depressão e estresse. Somando a isto, em casos de traumatismo cranioencefálico (TCE), neutraliza o comprometimento cognitivo.

7- Promove a Saúde dos Rins: todos sabemos que o consumo de medicamentos, seja por recomendação médica ou por automedicação, sobrecarrega a função renal. A curcumina age fazendo a proteção dos rins das lesões provocadas pelos medicamentos.

8- Atua Contra Doenças Inflamatórias: a ação antioxidante da especiaria neutraliza e elimina os radicais livres ao aumentar os níveis de glutationa (proteína que protege todas as células). Ademais, a curcumina previne de doenças neurológicas como Alzheimer, de distúrbios metabólicos e de problemas cardiovasculares, como a aterosclerose. Ressaltando ainda, que seu efeito desintoxicante nos protege da toxidade de certos metais pesados.

9- Saúde Ocular: tendo sua ação comparada a terapia com corticosteroides, em virtude de sua propriedade anti-inflamatória, ao consumir a cúrcuma você estará se prevenindo de problemas como a catarata e demais problemas inflamatórios que podem acometer a visão, além de auxiliar em casos de olhos secos.

Beneficios da cúrcuma para os olhos

10- Saúde do Fígado: além de melhorar a esteatose hepática devido sua atuação no metabolismo lipidico, a curcumina interrompe a manifestação gênica do vírus responsável pelo surgimento das hepatites B e C, minimiza lesões hepáticas que são ocasionadas pelo consumo de álcool, substâncias tóxicas e medicamentos. E ainda protege o nosso fígado de uma substância tóxica e cancerígena produzida por alguns tipos de fungos (aflatoxina).

11- Atua Contra Patógenos: a cúrcuma tem propriedades antivirais, antifúngicas e antibacterianas, portanto tem atividade anti Cardida albicans, HIV, influeza, septicemia, coxsackievirus, adenovírus, sendo que alguns especialistas até apontam a especiaria como uma fortalecedora do sistema imune contra o novo COVID-19.

12- Inibe Doenças Autoimunes: JAK-STAT e NF-KappaB são vias de sinalização associadas a células imunes, a curcumina inibe as doenças consideradas autoimunes ao interferir nessas vias, além disso, atua na redução de citocinas e de outras substâncias inflamatórias para o corpo.

13- Atua Contra as Diabetes Tipo I e II: esse benefício é devido a ação da curcumina na melhora da sensibilidade à insulina.

Como Usar a Cúrcuma Para Fortalecer o Sistema Imune!

A cúrcuma, devido seu sabor picante, combina com as seguintes preparações culinárias: a cúrcuma intensifica o sabor de molhos, carne vermelha, frango, peixes, vários tipos de arroz, sopas e legumes e verduras cozidos, além de ovos mexidos, saladas, maçã assada, pães e macarrão.

Receitas Usando Cúrcuma

Vitamina de banana com Cúrcuma

Vitamina de banana com Curcuma

Ingredientes:

  • 4 bananas congeladas (100 g);
  • 1 pedaço de gengibre fresco (5 g);
  • 1/2 colher de chá de canela (1,2 g);
  • 1/2 colher de chá de cúrcuma (1,2 g);
  • 1/2 colher de chá de anis moído (1,2 g);
  • 750 mL de leite de aveia (3 xícaras e 1/2);
  • 1/4 de colher de chá de cardamomo moído (0,5 g).

Como Preparar:

  • O primeiro passo será colocar todos os ingredientes no liquidificador.
  • Bata tudo e misture corretamente, depois sirva em copos.
  • Para acentuar o sabor, é bom adicionar uma pitada de sal.

Arroz com cúrcuma

Arroz com curcuma

Ingredientes:

  • 5 xícaras de chá de água filtrada;
  • 2 xícaras de chá de arroz integral;
  • ½ xícara de chá de castanha do pará picada;
  • 1 cebola pequena picada;
  • 1 dente de alho picado;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 1 colher de sobremesa de cúrcuma em pó;
  • Sal a gosto.

Como Preparar:

  • Lave o arroz, escorra e reserve. Em uma panela com o óleo de coco doure a cebola, o alho e em seguida adicione o arroz integral e o sal.
  • Deixe refogar mais um pouco.
  • Acrescente a água e misture.
  • Cozinhe com a panela semi-tampada até que o arroz fique macio.
  • Desligue o fogo, acrescente a cúrcuma e decore com as castanhas picadas.
  • Sirva como acompanhamento.

Então, olhando essa lista de benefícios fica fácil entender o motivo pelo qual a cúrcuma não pode faltar na dieta de quem deseja aumentar a imunidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.