Alimentação Grãos e Sementes

Como Perder Peso Comendo Chia

Os Benefícios da Chia Para Saúde. A chia é uma fonte de antioxidante natural rica em fibras alimentares, possui uma elevada quantidade de cálcio.

Origem da Chia

A chia é originaria do México, durante muitos séculos foi utilizada pelos povos da América central. Pertence à família das lamiáceas, planta herbácea, conhecida cientificamente pelo nome de (Salvia Hispânica L.), chega atingir uma altura de 1 metro aproximadamente, suas sementes possuem tons cinza ou bege, suas flores são hermafroditas de coloração violeta ou mais claras. Tornou-se uma aliada nas dietas pelos seus benefícios e nutrientes para saúde, fonte de fibras e proteínas que ajudam prevenir de diversos tipos de doenças. Os ácidos graxos poli-insaturados presente na chia auxilia no processo de emagrecimento, regulando o funcionamento do intestino. Não bastasse isso, a chia é uma ótima alternativa para baixar o colesterol ruim, fonte de ômega 3 que ajuda na formação dos glóbulos vermelhos.

chia

Os Benefícios da Chia Para Saúde

A chia é uma fonte de antioxidante natural rica em fibras alimentares, possui uma elevada quantidade de cálcio benéfico para manutenção dos ossos e dentes, contém vitamina A e vitamina do complexo B que ajuda a combater radicais livres causadores das enfermidades. Suas propriedades são relevantes na prevenção de acidentes cardiovasculares, diabete tipo 2, ajuda a controlar o colesterol alto, combate a anemia, protege o sistema imunológico, auxilia na redução de peso, tem uma função anti-inflamatória devido a quantidade de ômega 3, é desintoxicante regulando o trânsito intestinal na liberação das fezes.

Valor Nutricional da Chia

A chia é rica em fibras alimentares que auxiliam na digestão e no funcionamento do intestino, fonte de vitaminas e minerais como Magnésio, ferro, cálcio, fósforo, zinco, potássio, vitamina A, vitamina do complexo B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3(Niacina), rica em ômega 3 e antioxidante, excelente para a formação dos glóbulos vermelhos na corrente sanguínea. Apesar de ser calórica utilizada de forma adequada não é prejudicial para saúde, a cada 100 g de chia corresponde a 595 Kcal, contêm 42,2 de carboidrato, 34,5 g de fibras alimentares, 16g de proteínas, 31g lipídios.

Os 8 Benefícios da Chia para Saúde

1- Beneficio da Chia Para Emagrecer: O consumo de chia antes das principais refeições ou até mesmo durante as refeições proporciona uma sensação de saciedade por muito mais tempo reduzindo o consumo de mais alimentos durante o dia, sucessivamente auxiliando no processo de emagrecimento.

2- Beneficio da Chia Contra Acidentes Cardiovasculares: A ingestão de chia diariamente evita doenças cardíacas como infarto, derrame, o ácido graxo presente na chia possui propriedades que são relevantes para o funcionamento do coração, beneficiando a circulação sanguínea. Por ser fonte de ômega 3 a chia previne a formação de coágulos, pois aumenta a fluidez sanguínea diminuindo os riscos de pressão alta ajudando a regular o colesterol.

3- Beneficio da Chia Para Diabete: A chia em contato com os sucos gástricos se transforma em gel tornando o processo de liberação de glicose e frutose mais lenta evitando assim que chegue na corrente sanguínea mais rápido, ao ingerir carboidratos e outros tipos de alimentos esses são absorvidos lentamente pelo organismo evitando os riscos de diabete.

4- Beneficio da Chia Para Anemia: A chia possui ferro, um mineral importante na formação dos glóbulos vermelhos, pois ajuda a levar oxigênio para o nosso corpo prevenindo contra anemia aumentando a imunidade.

5- Beneficio da Chia Para Ossos: A chia contém uma grande quantidade de cálcio que é benéfica para a formação e manutenção dos ossos, principalmente para pessoas com intolerância a lactose se torna uma ótima alternativa.

chia - 1

6- Beneficio da Chia fortalece o sistema imunológico: A chia contém propriedades que são essenciais na prevenção de diversas doenças como gripe e resfriados, por ser rica em cálcio, fósforo, manganês, potássio, selênio, zinco, ajudam na recuperação das células, reforçando as defesas do corpo, fortalecendo o sistema imunológico.

7- Beneficio da Chia Para o Cérebro: Os ácidos linoleicos, alfa-linolênico presentes na chia são relevantes para o funcionamento do cérebro, pois ajuda no desenvolvimento das membranas cerebrais controlando os impulsos nervosos.

8- Beneficio da Chia Para Pele: Por ser fonte em vitamina A e vitamina do complexo B2, essas substâncias tem função antioxidantes excelentes para combater os radicais livres causadores de diversas doenças como o envelhecimento precoce da pele.

Como a Chia Auxilia no Processo de Emagrecimento

A chia possui inúmeros benefícios para nossa saúde, um deles é a redução de peso, seu consumo diário de maneira moderada auxilia no processo de emagrecimento, por ser rica em fibras é uma grande aliada na perda de peso, pois ajuda a controlar o apetite melhorando o funcionamento do intestino, reduzindo a absorção de carboidratos e gorduras. Ao ingerir, a chia proporciona uma sensação de saciedade por muito mais tempo, evitando assim a ingestão de mais alimentos durante as refeições. Suas sementes em contato com líquidos se transformam em um tipo de gel o mesmo acontece no estômago em contato com os sucos gástricos, por isso ao ingeri-la proporciona uma sensação de estômago cheio reduzindo assim as porções de comida durante o dia.

chia - 2

chia - 8

Como Consumir a Chia

É muito fácil a ingestão da chia, já que a mesma pode ser misturada em diversos tipos de alimentos como: sucos, bolos, vitaminas, receitas salgadas, ou ao modo in natura, seu óleo pode ser utilizado em saladas ou no preparo de outros pratos. Uma colher de sopa de chia por dia é o suficiente para uma dieta balanceada e saudável. É sempre bom ter acompanhamento de um profissional da área da saúde para obter melhores resultados durante a dieta.

3 Receitas de Chia e Outros Aditivos

1 – Tapioca com chia e linhaça

chia - 4
Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de chia
  • 300 g de massa de tapioca pronta
  • 1 colher de sopa de linhaça em grãos
  • 1 pitada de sal

Modo de Preparo: Misture a chia e linhaça com a massa até se misturarem por completo, em seguida acrescente o sal misture novamente, ponha em uma frigideira preaquecida para assar.

2 – Chia com açaí, granola e banana

chia - 5
Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de chia
  • 200 ml de polpa de açaí
  • 1 banana
  • 2 colheres de granola

Modo de Preparo: Corte a banana em pedaços pequenos, em seguida adicione a chia e a granola. O ideal que não tenha adição de açúcar, mas caso opte pelo açúcar use o açúcar mascavo ou mel para adoçar.

3 – Chia com iogurte, maçã e semente de romã

chia - 6
Ingredientes:

  • 1 colher de (sopa) de chia
  • Um pote de iogurte natural
  • 3 colheres de (sopa) de semente de romã
  • 1 maçã
  • Mel para adoçar

Modo de Preparo: Adicione uma colher de chia no iogurte e reserve deixe formar uma gelatina por 30 minutos, em seguida adicione o mel, maçã e as sementes de romã, pronto é só saborear.

Efeitos Colaterais da Chia

A chia não deve ser consumida em grandes proporções, visto que a mesma é rica em carboidratos pode ter efeito contrario para sua dieta, mesmo tendo uma grande quantidade de fibras alimentares em excesso pode contribuir para o ganho de peso. Sua forma gelatinosa em contato com os sucos gástricos impede a passagem dos alimentos, por isso é necessário que você tome bastante líquido para serem expelido pelo intestino caso contrario pode ocasionar desconforto estomacal e constipação retardando a liberação do bolo fecal.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.